Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

USUÁRIOS DO METRÔ DE AFOGADOS APRENDEM A COMBATER A DENGUE
00:00 Sexta-feira, 31 de Julho de 2009

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (31), uma ação educativa de combate à dengue, na estação de metrô de Afogados. Durante todo o dia, sete agentes do Programa de Saúde Ambiental (PSA), do Distrito Sanitário V, irão distribuir panfletos e adesivos que contêm informações sobre os cuidados com o armazenamento de água, sintomas da dengue, onde procurar ajuda em caso de suspeita e como é feito o tratamento. A expectativa é abordar cerca de quatro mil pessoas.

O trabalho do PSA é um grande diferencial da Secretaria de Saúde. Como atua de maneira educativa, a prevenção e controle de novos casos é muito grande. Além disso, há uma quebra na resistência da entrada do agente de saúde nas residências”, explicou Rita Tenório, diretora do Distrito Sanitário V, que atende 16 bairros, entre eles, Afogados, Barro, Coqueiral, Jiquiá, Mangueira e San Martin.

A visita dos agentes aos imóveis residenciais e comerciais acontece a cada dois meses, com exceção dos considerados pontos estratégicos, como borracharias, oficinas mecânicas e lava-jatos, que são vistoriados a cada 15 dias. Um levantamento da Prefeitura do Recife, realizado no início de julho, mostrou que de janeiro a julho deste ano, o número de notificações de dengue (981) caiu 85% em relação ao mesmo período de 2008 (6.941). Nos casos confirmados, essa queda foi ainda maior: 94%. Em 2008 o número era de 2.807 e este ano passou baixou para 166 casos.

Durante a ação, o público poderá conhecer o ciclo de vida do Aedes aegipty, por meio de amostras em tubos de ensaios e com a utilização de microscópio. “Achei muito interessante! Não sabia que os ovos eram tão pequenos e que em 12 dias já podem se transformar em mosquito”, disse a garota Maria Christina Alves, 10 anos.

Por saberem a importância da participação das crianças, os agentes do PSA idealizaram o teatro de fantoches Asas da Imaginação, que é apresentado nas escolas municipais. “As crianças são grandes divulgadoras e realmente se envolvem no processo de combate à dengue e na proteção do meio ambiente”, complementou Rita Tenório.

O trabalho educativo tem boa receptividade do público. Uma ação semelhante a do metrô de Afogados aconteceu na última quinta-feira (30), na estação do Barro. Na ocasião, em menos de duas horas, os mil panfletos destinados à população foram distribuídos.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza fórum de saúde no Parque dos Milagres
- Saúde orienta representantes de escolas particulares sobre Influenza A (H1N1)
- Saúde orienta usuários do metrô sobre a dengue
- PCR promove varredura contra a dengue na zona Sul
- PCR discute estratégias de controle do tabagismo em evento nacional
- Saúde sensibiliza usuários do metrô sobre dengue
- Secretário de Saúde vai a Brasília discutir modernização do Samu
- Saúde promove varredura contra a dengue na comunidade Beira do Rio
- Crianças do Ibura aprendem a cuidar da saúde bucal
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça


Enviar    Imprimir