Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ATIVIDADES MARCAM A SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO
11:44 Segunda-feira, 3 de Agosto de 2009

Para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 07 de agosto, a Prefeitura do Recife promove, até a próxima sexta-feira (7), uma série de atividades, como palestras, seminários, dinâmicas e oficinas, voltadas para gestantes e mães que estão amamentando seus bebês. As ações estão sendo realizadas simultaneamente em cinco hospitais da rede municipal e em diversos Postos de Saúde da Família da Cidade.

O objetivo da iniciativa é fortalecer o ato da amamentação correta e mais prolongada, pois, muitas vezes, o bebê deixa de receber o leite materno precocemente, podendo causar futuras complicações de saúde. “A ideia é divulgar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Por isso estamos fazendo esse trabalho educativo em hospitais e postos vinculados à rede municipal”, disse a gerente do Distrito Sanitário V, Rita Tenório.

No Posto de Saúde da Família Mangueira II, no Distrito Sanitário V, as participantes assistiram às palestras e participaram de um café da manhã. “Já trabalhamos essa temática no dia-a-dia, mas com essa atividade chamamos mais a atenção das mães e também unimos a equipe, pois contamos com a participação dos médicos e até dos dentistas”, falou a enfermeira Fabyola Bezerra, responsável pela organização das atividades no Posto Mangueira II.

Para Andressa Maria da Silva, que está com oito meses de gestação do primeiro filho, Roberto, a ocasião é muito importante. “É uma chance de aprender tudo sobre amamentação, pois, por enquanto, a única coisa que sei é a importância de dar o leite materno até os seis meses e vou fazer”, garantiu. Já Adriane Paula está amamentando a segunda filha, Adriele, de dois meses, e destacou a relevância do ato. “É uma forma de a mãe mostrar o amor pelo filho porque o leite materno contribui para o desenvolvimento da criança e previne doenças”.

Todos os integrantes das equipes responsáveis pela organização e pela realização das atividades receberam um certificado. “Queremos, através deles, mostrar o nosso reconhecimento e incentivá-los a continuar com o trabalho de qualidade que vem sendo realizado por esses profissionais”, afirmou Tenório.

Amamentação – Para um aleitamento correto, nos seis primeiros meses de vida, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno. Após essa fase, a criança pode ter uma alimentação balanceada com alimentos como sucos e frutas, mas sem deixar de ser amamentada. O correto é que o bebê receba o leite materno até completar, no mínimo, dois anos de idade.

Confira a programação

Matérias Relacionadas
- Prefeitura promove ações de saúde em San Martin
- Semana do Aleitamento Materno
- Sobre Influenza A (H1N1)
- Representantes de escolas particulares são orientados sobre Influenza A (H1N1)
- PCR promove ações durante a Semana do Aleitamento Materno
- Usuários do Metrô de Afogados aprendem a combater a dengue
- Prefeitura realiza fórum de saúde no Parque dos Milagres
- Saúde orienta representantes de escolas particulares sobre Influenza A (H1N1)
- Saúde orienta usuários do metrô sobre a dengue
- PCR promove varredura contra a dengue na zona Sul
- PCR discute estratégias de controle do tabagismo em evento nacional
- Saúde sensibiliza usuários do metrô sobre dengue
- Secretário de Saúde vai a Brasília discutir modernização do Samu
- Saúde promove varredura contra a dengue na comunidade Beira do Rio
- Crianças do Ibura aprendem a cuidar da saúde bucal
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS


Enviar    Imprimir