Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA PROMOVE AÇÕES DE SAÚDE EM SAN MARTIN
21:54 Segunda-feira, 3 de Agosto de 2009

A Prefeitura do Recife realiza, nesta terça-feira (04), um trabalho de sensibilização para os moradores da comunidade do Caxito, no bairro de San Martin, sobre os cuidados com o lixo e a leptospirose. A ação contará com 16 agentes de saúde, entre ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), ASAs (Agentes de Saúde Ambiental) e ASACEs (Agentes de Saúde Ambiental e Controle Endêmico) e ocorre durante todo o dia.

Na primeira etapa, das 9h às 17h, haverá uma mobilização, na qual serão entregues o cronograma de ações na comunidade e orientações sobre como deve ser feita a coleta do lixo de forma correta; os riscos de deixar amontoar resíduos e entulhos e informações sobre a leptospirose – como evitar a doença, quais os sintomas, como ela é transmitida, como deve ser tratada. Ao todo, 250 famílias serão beneficiadas com a atividade.

Já no período da noite, a partir das 19h, será realizada uma reunião com os moradores do Caxito na Escola Mamãe Margarida (Rua Vinte e Um de Abril, San Martin). Serão ministradas palestras sobre a importância do canal Vinte e Um de Abril, que fica próximo à comunidade e a respeito do lixo, dos roedores e como evitar a leptospirose. Em seguida, haverá uma apresentação teatral com bonecos sobre o tema. “É preciso usar de todos os recursos disponíveis para conscientizar a população sobre a questão do lixo e das doenças que podem ser contraídas pelo acúmulo dele. Não adianta o poder público fazer o seu trabalho sem que haja a co-responsabilidade da comunidade exercendo a parte dela”, explica Rita Tenório, gerente do Distrito Sanitário V do Recife, responsável pela área que engloba bairros da Zona Oeste, como San Martin, Jardim São Paulo, Barro.

A comunidade do Caxito recebe essa ação por se tratar de um local com grande concentração de ratos e um alto risco de leptospirose. Outro fator agravante é o despejo de lixo e outros entulhos por parte da população no canal Vinte e Um de Abril, o que contribui para uma grande incidência dos roedores e um possível alagamento da área.


Desratização - Além dessa atividade de sensibilização, dando seqüência ao trabalho feito durante o dia anterior, haverá na quarta-feira (05), uma ação de desratização em todos os 250 imóveis do Caxito e no canal. Ao mesmo tempo, serão distribuídos folhetos informativos e as orientações passadas na terça vão ser reforçadas. “É preciso que a comunidade mantenha o ambiente limpo, senão, mesmo com aplicação do raticida os roedores acabarão retornando à área”, diz Tenório.

Serviço

Sensibilização sobre leptospirose e desratização na comunidade do Caxito, San Martin – Final da r. Vinte e Um de Abril, próximo à saída para a Av. Recife – terça (04) e quarta (05) – das 8h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Semana do Aleitamento Materno
- Atividades marcam a Semana do Aleitamento Materno
- Sobre Influenza A (H1N1)
- Representantes de escolas particulares são orientados sobre Influenza A (H1N1)
- PCR promove ações durante a Semana do Aleitamento Materno
- Usuários do Metrô de Afogados aprendem a combater a dengue
- Prefeitura realiza fórum de saúde no Parque dos Milagres
- Saúde orienta representantes de escolas particulares sobre Influenza A (H1N1)
- Saúde orienta usuários do metrô sobre a dengue
- PCR promove varredura contra a dengue na zona Sul
- PCR discute estratégias de controle do tabagismo em evento nacional
- Saúde sensibiliza usuários do metrô sobre dengue
- Secretário de Saúde vai a Brasília discutir modernização do Samu
- Saúde promove varredura contra a dengue na comunidade Beira do Rio
- Crianças do Ibura aprendem a cuidar da saúde bucal
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS


Enviar    Imprimir