Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR REALIZA MAIS UM ENCONTRO DO FÓRUM DO ENVELHECIMENTO ATIVO
00:00 Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

Saúde e Cidadania – Uma questão de Envelhecimento Ativo. Esse foi o tema debatido no II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e segurança Cidadã. O encontro aconteceu nesta terça-feira (04), na Faculdade Fafire. Dicas importantes de saúde foram abordadas e escutadas com bastante atenção pelos idosos participantes do Fórum. Duas palestrantes falaram para cerca de 400 pessoas.

Maria do Carmo Lancaster, pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco, abriu as palestras. Ela mostrou diversos dados que comprovam que a perspectiva de vida dos idosos tem aumentado em nosso País e também no Recife, ressaltando a importância da prevenção para isso acontecer. “Hoje nossa média de idade está bem maior. Isso é um ganho muito grande. A previsão é que o número de idosos irá crescer cada vez mais”, afirmou. Ela também alertou os idosos para continuarem sendo pessoas ativas mesmo na 3ª idade. ”É preciso se alimentar direito, beber muita água, fazer exercícios e não exagerar nos medicamentos. Ter algum tipo de mobilidade é muito importante. Andar é essencial. É necessário também interagir socialmente porque faz bem para a mente”, concluiu Maria do Carmo.

Na segunda palestra, Geanine Barros, coordenadora pedagógica do programa academia da cidade, da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma apresentação sobre esse importante projeto que acontece em diversos bairros da cidade do Recife. Ela mostrou os objetivos da academia e os benefícios que os idosos ganham ao participar do projeto. “Ao fazer atividades físicas, os idosos controlam níveis de glicose, melhoram a qualidade do sono, estimulam a ativação da endorfina, melhoram a eficiência aeróbica, perdem menos massa muscular, melhoram a flexibilidade e ainda se integram melhor socialmente. Os idosos ficam mais seguros de si”, garantiu a coordenadora.

Para a idosa Janete Lira da Silva, de Nova Descoberta, as palestras foram muito importantes, com dicas que ajudarão em sua vida. ”Deu para aprender muita coisa sobre saúde. Tenho 65 anos e se eu seguir essas dicas que ouvi hoje com certeza chegarei aos 85 anos. Foi a primeira vez que vim e não vou deixar de comparecer no próximo.”

O próximo Fórum Recife de Envelhecimento Ativo acontecerá no dia 01 de Setembro, na Faculdade Fafire, com o tema Cuidadores de Idosos: Interação entre gerações.

II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo - Sob a organização da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, por meio da Gerência da Pessoa Idosa, o ciclo tem o intuito de proporcionar, mensalmente, um debate acadêmico-social, voltado para o aprofundamento de temáticas e socialização de experiências que promovam a prática do envelhecimento ativo. O Fórum reúne diversos segmentos da sociedade, a comunidade acadêmica e organizações governamentais e não-governamentais que trabalham ou se interessam pelo tema e querem socializar experiências e intercâmbio de posturas e concepções.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública
- PCR realiza Conferências Livres de Segurança Pública
- PCR realiza mais uma ação da campanha Recife sem Homofobia
- Encontro discute conscientização das mulheres de terreiro
- PCR homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
- Secretaria de Direitos Humanos participa de conferência
- PCR participa de reunião para 4ª Semana dos Direitos Humanos
- PCR realiza reunião para a 4ª Semana dos Direitos Humanos
- Secretária participa de seminário do Disque Denúncia Nacional
- Geraldão divulga Campanha Recife sem Homofobia
- Projeto Identidade Cidadã atende moradores de Linha do Tiro
- Seminário do Pronasci conta com a participação da Prefeitura
- Voluntários aplicam teste rápido de hepatite B e C
- Secretária de Direitos Humanos participa de Seminário do PRONASCI
- PCR adere à Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência
- PCR realiza mais um encontro do Fórum de Envelhecimento Ativo
- Prefeitura discute mês da visibilidade lésbica


Enviar    Imprimir