Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

POPULAÇÃO E TRADE DISCUTIRÃO AÇÕES PARA O TURISMO EM PLENÁRIA
09:08 Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, montou um Plano de Mobilização para envolver toda a cadeia produtiva do setor para a primeira plenária exclusiva do Turismo no Orçamento Participativo, que acontece no Terminal Marítimo nesta terça-feira (04), às 18h. Estão sendo realizadas reuniões com sindicatos e entidades de classe, visitas in loco a equipamentos turísticos, universidades, mercados públicos, grupos culturais, profissionais beneficiados por cursos de capacitação entre outros.

A ação de sensibilização visa aglutinar a população em torno da discussão de estratégias públicas para o segmento. A primeira reunião da plenária de Turismo no Orçamento Participativo deve tratar da valorização turística do Recife através do projeto Turismo na Comunidade, da Secretaria de Turismo do município. A proposta é contribuir para o aumento na geração de emprego e renda através da descoberta, requalificação e promoção dos espaços com potencial turístico e cultural nas RPAS (Região Político Administrativas). A ação será desenvolvida com o apoio de estudantes universitários.

A qualificação profissional e o fortalecimento da mão-de-obra turística é outro tema da reunião. A população deverá votar para decidir se deseja apoiar a destinação de verbas para realizar e apoiar cursos de qualificação para profissionais do setor e pequenos comerciantes instalados nas comunidades com potencial turístico.

Na ocasião, serão eleitos os delegados do turismo que terão como missão discutir as estratégias públicas para o segmento durante todo o ano. Gente simples como a Dona Ceça, Maria da Conceição Tavares, delegada do OP, locatária do Mercado de São José e diretora do Sindicato dos Mercados Públicos do Recife, Olinda e Jaboatão.

Segundo ela, a capacitação profissional, investimentos em infraestrutura e promoção são os assuntos que devem ser discutidos. “Já tivemos muitos cursos, mas treinamentos de idiomas e informática são sempre muito bem-vindos. Tudo para melhor receber o turista. Tenho fé que o OP do turismo vai dar certo. Nunca fomos tão valorizados como hoje. Muita coisa já mudou e sei que vai mudar muito mais”, reflete.

Para a turismóloga Ana Patrícia Vaz, coordenadora da pós-graduação em Turismo da Fafire, a realização da plenária mostra o quanto a cidade avança nas discussões da atividade turística não só no entretenimento e lazer quanto na geração da qualidade de vida dos moradores. “Queremos que os trabalhos nas comunidades sejam reforçados. A qualificação também é primordial”, disse.

Já Iria Cerqueira, do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), acredita que a plenária é o momento de a população dizer o que espera do turismo. “Pelo simples fato de haver uma plenária, sabemos que haverá a participação de quem não está no topo da cadeia produtiva. Nosso foco será a educação para o turismo, pois uma cidade turística tem que começar preparando a população para o que tem a oferecer”, analisa. A diretoria do Singtur tem se reunido para divulgar a importância da participação da classe na votação. “Vamos todos uniformizados, o que já demonstra o nosso envolvimento com o OP”, completa.

O Orçamento Participativo é um instrumento de planejamento com a participação da comunidade e segmentos interessados. A população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano com recursos do orçamento da Prefeitura.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Assistência Social faz balanço de ações
- Plenária de Assistência Social do OP prioriza atendimento às famílias
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Cultura
- Assistência Social abre ciclo de plenárias temáticas do OP
- Visitas agendadas mobilizam mulheres para a plenária do OP
- Microrregião 4.2 concentra ações do OP em comunidades carentes
- Microrregião 4.1 encerra ciclo de plenárias regionais do OP
- Áreas de morro do Ibura são priorizadas na reunião do OP
- Mulheres realizam última preparatória para a plenária do OP
- PLENÁRIAS TEMÁTICAS 2009
- Microrregião 6.3 tem disputa acirrada na eleição de obras para o OP
- Plenária Temática da Mulher deverá reunir 500 pessoas
- OP inicia rodada de plenárias temáticas a partir de agosto
- RPA-4 discute prioridades para Plenária das Mulheres do OP
- Plenária do OP na Torre reúne mais de dois mil moradores
- Pavimentação e drenagem foram destaques na plenária da Iputinga
- Gestão comemora ações de educação, saúde e habitação
- Prefeito acelera obras do OP ainda em votação na microrregião 4.1
- Área de lazer está na preferência dos moradores da microrregião 6.1
- Ipsep encerra ciclo de plenárias regionais do OP na MR 6.1


Enviar    Imprimir