Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO PRESTIGIA PLENÁRIA TEMÁTICA DE CULTURA
12:53 Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

As ações prioritárias para a área cultural foram votadas na concorrida Plenária Temática de Cultura, realizada na noite desta segunda-feira (03), no Terminal Marítimo de Passageiros (Recife Antigo). O prefeito João da Costa prestigiou o evento, que chegou ao número de 1534 participantes (todos votaram), superando o ano passado, que reuniu cerca de 1200 pessoas. Ao todo foram 162 candidatos a delegados, dos quais 116 foram eleitos.

Na ocasião, os votantes decidiram questões relacionadas a eventos e ações de valorização da cultura local, geração de renda, fomento à produção e inclusão social, além de patrimônio, formação, democratização e descentralização cultural. Cada um dos participantes escolheu temas prioritários e, dentro de cada um deles, votou em uma ação para ser realizada pela PCR.

A cultura é o jeito do povo se expressar. É feita por todos e não só pelos artistas. Nessa plenária estamos praticando a cidadania e descobrindo que podemos fazer política pública para a cultura e participar”, disse João da Costa durante sua saudação. Além do prefeito, também estiveram presentes na plenária os secretários municipais Renato L (Cultura), Roberto Arrais (Coordenação Política) e Amir Schvartz (Planejamento Participativo); a presidente da Fundação de Cultura Luciana Félix; o presidente do Geraldão, Eduardo Granja e os vereadores Jurandir Liberal e Areto Luna.

Segundo o secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, o formato do OP se consolidou à intensa adesão da população. “Esse é um modelo de gestão que busca discutir com a população para construir uma cidade melhor, com mais cultura e qualidade de vida. Isso só foi possível graças à participação popular”, afirmou.

Participação que levou Orlando Santos, da Troça Carnavalesca Mista Urso da Sopa, de Afogados (RPA 5) ao terminal Marítimo. “É importante discutir uma melhor cultura para os nossos bairros e melhorar as políticas culturais para as nossas agremiações”, disse.

Antes da votação, o secretário de Cultura, Renato L, apresentou um balanço das ações da secretaria nos seis primeiros meses do governo e deu destaque especial para o Carnaval Multicultural, que se tornou uma marca da Cidade. “É um modelo democrático, descentralizado e de inclusão social, que começa a influenciar os carnavais de outras cidades brasileiras”, afirmou.

Matérias Relacionadas
- População e trade discutirão ações para o turismo em plenária
- Secretaria de Assistência Social faz balanço de ações
- Plenária de Assistência Social do OP prioriza atendimento às famílias
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Cultura
- Assistência Social abre ciclo de plenárias temáticas do OP
- Visitas agendadas mobilizam mulheres para a plenária do OP
- Microrregião 4.2 concentra ações do OP em comunidades carentes
- Microrregião 4.1 encerra ciclo de plenárias regionais do OP
- Áreas de morro do Ibura são priorizadas na reunião do OP
- Mulheres realizam última preparatória para a plenária do OP
- PLENÁRIAS TEMÁTICAS 2009
- Microrregião 6.3 tem disputa acirrada na eleição de obras para o OP
- Plenária Temática da Mulher deverá reunir 500 pessoas
- OP inicia rodada de plenárias temáticas a partir de agosto
- RPA-4 discute prioridades para Plenária das Mulheres do OP
- Plenária do OP na Torre reúne mais de dois mil moradores
- Pavimentação e drenagem foram destaques na plenária da Iputinga
- Gestão comemora ações de educação, saúde e habitação
- Prefeito acelera obras do OP ainda em votação na microrregião 4.1
- Área de lazer está na preferência dos moradores da microrregião 6.1


Enviar    Imprimir