Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

JOÃO DA COSTA ABRE PRIMEIRA PLENÁRIA TEMÁTICA DE TURISMO
10:44 Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009

Agentes de turismo, recepcionistas, permissionários, representantes do trade, de comunidades e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo estiveram reunidos na primeira Plenária Temática de Turismo, na noite desta terça-feira (04), no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife. O prefeito João da Costa fez a abertura da plenária, que reuniu aproximadamente 1,3 mil participantes, número considerado surpreendente pela organização do Orçamento Participativo por reunir cidadãos com o objetivo de decidir políticas públicas para o segmento. Trata-se da única plenária de Turismo do Brasil. No total, se candidataram 63 delegados e 40 foram eleitos. Os projetos escolhidos destacaram o Turismo na Comunidade com ‘O Fuçador’, a Promoção do Recife no Brasil e no exterior e a Qualificação Profissional.

Essa é uma das plenárias novas que estamos fazendo no OP. Aqui discutiremos as políticas de turismo para a cidade. Hoje a indústria do turismo é uma das que mais gera emprego no mundo inteiro e o Recife tem todas as condições de crescer muito nesse setor”, afirmou João da Costa durante sua saudação. Além do prefeito, a plenária também contou com a presença dos secretários Samuel Oliveira (Turismo) e Amir Schvartz (Planejamento Participativo); do coordenador do Orçamento participativo (OP), Augusto Miranda; e a representante do Recife Convention Bureau (Recife CVB), Tatiana Menezes.

Segundo Samuel Oliveira, o fato do turismo ter uma plenária específica este ano reforça a prioridade do prefeito neste segmento. “João da Costa, ao individualizar a Plenária Temática de Turismo, demonstra a atenção especial de seu governo para este setor”. Para o secretário de Turismo, as ações mais importantes são aquelas feitas para a população. “Um modelo novo de turismo é reestruturar a cidade para os cidadãos. Isso é feito em parceria com todas as secretarias. Ficamos muito satisfeitos por 90% do público presente ser estreante em uma reunião do Orçamento Participativo”, afirmou.

O diálogo entre os diversos representantes do turismo e a gestão municipal é um dos principais objetivos da Plenária Temática de Turismo, segundo o coordenador do (OP), Augusto Miranda. “Cada vez mais esse tema começa a circular e conseguir outros espaços na cidade. Por isso, essa plenária temática pode ser o elo entre os trabalhadores do turismo, estudantes, empreendedores e governo”, disse.

Trabalhadores como Margareth Belo, que já foi delegada do OP e hoje está terminando o curso de recepcionista oferecido pela Prefeitura no ILATEC, através do PlanseQ Turismo. “Seria bom que todos tivessem a conscientização de participar das plenárias do OP para discutir as necessidades dos bairros na área do turismo”, comentou.

Entre os delegados eleitos, Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife Convention Bureau, Flávio Domingues, consultor turístico, Valter Jarocki, diretor executivo da Abrasel, Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, o consultor turístico Flávio Domingues, além da rainha do Maracatu Estrela Brilhante, Dona Marivalda, do presidente do bloco Madeiras do Rosarinho, Dida, e de Etúlia Ribeiro, coordenadora do Espaço Cultural da Moeda.

A diretora executiva do Recife Convention Bureau e delegada do OP, Tatiana Menezes, destaca a excelente participação dos cidadãos que compareceram em massa para decidir os rumos do turismo local através de políticas públicas. “A reunião setorial de turismo no Orçamento Participativo é uma conquista para a população e o trade turístico. Elegemos os projetos prioritários com um envolvimento surpreendente”, finalizou.

Temas e ações mais votados:

1º – Turismo na Comunidade “Valorização Turística do Recife”

Ação: O Fuçador: Realizar projetos e parcerias com estudantes universitários, objetivando a descoberta, a requalificação e a promoção de espaços com potencial turístico/cultural situados nas RPAs. Contribuir com a sustentabilidade das comunidades através da geração de emprego e renda e conscientização ambiental.

2º – Promoção do Recife “Divulgação das Potencialidades Turísticas da Cidade”.

Ação: Promover o Turismo do recife no Brasil e no Exterior

3º – Qualificação Profissional “Fortalecimento da Mão de Obra Turística”

Ação: Realizar cursos de qualificação profissional voltados ao setor de turismo.

Matérias Relacionadas
- Prefeito prestigia Plenária Temática de Cultura
- População e trade discutirão ações para o turismo em plenária
- Secretaria de Assistência Social faz balanço de ações
- Plenária de Assistência Social do OP prioriza atendimento às famílias
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Cultura
- Assistência Social abre ciclo de plenárias temáticas do OP
- Visitas agendadas mobilizam mulheres para a plenária do OP
- Microrregião 4.2 concentra ações do OP em comunidades carentes
- Microrregião 4.1 encerra ciclo de plenárias regionais do OP
- Áreas de morro do Ibura são priorizadas na reunião do OP
- Mulheres realizam última preparatória para a plenária do OP
- PLENÁRIAS TEMÁTICAS 2009
- Microrregião 6.3 tem disputa acirrada na eleição de obras para o OP
- Plenária Temática da Mulher deverá reunir 500 pessoas
- OP inicia rodada de plenárias temáticas a partir de agosto
- RPA-4 discute prioridades para Plenária das Mulheres do OP
- Plenária do OP na Torre reúne mais de dois mil moradores
- Pavimentação e drenagem foram destaques na plenária da Iputinga
- Gestão comemora ações de educação, saúde e habitação
- Prefeito acelera obras do OP ainda em votação na microrregião 4.1


Enviar    Imprimir