Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITO ASSINA TERMO DE ADESÃO À CAMPANHA DE ACESSIBILIDADE
14:17 Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa e o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, Paulo Vannuchi, assinaram, durante o seminário “Educação em Direitos Humanos: o papel do Estado”, na manhã desta quinta-feira (6), no Hotel Recife Palace, em Boa Viagem, o termo de Adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência. O documento, denominado Acessibilidade: Siga essa Idéia, foi firmado, ainda, pelo secretário estadual de Educação, Danilo Cabral, representando o governador Eduardo Campos, pelo prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, pelo vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Édir Peres e pela presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Denise Granja.

A intenção é fazer do Recife uma cidade acessível para todos, por isso, as obras públicas da Cidade já estão se adequando aos padrões ideais para garantir a acessibilidade de toda a população. Inclusive, essa é uma exigência para que os projetos particulares, como casas e novos prédios, sejam autorizados.”, disse o prefeito João da Costa. Prestigiaram o evento, ainda, os secretários municipais de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo e de Educação, Cláudio Duarte.

Realizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceira com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ministério de Educação, Organização dos estados Ibero-Americanos (OEI) e Unesco, o encontro tem como objetivos socializar a experiência de Educação em Direitos Humanos (DH) no sistema de ensino de Pernambuco como política de Estado e incentivar os demais estados do País na implantação do Plano Nacional de Educação nos sistemas de ensino.

Embora não seja a única responsável, a escola tem um papel fundamental na educação. Quando uma criança de quatro anos briga, a professora não deve apenas separar, mas conversar e ensinar a ela que com violência nada se resolve”, exemplificou o ministro Paulo Vannuchi.

Cerca de 300 participantes estão debatendo o papel do Estado na promoção dos Direitos Humanos, o compromisso da sociedade civil, as diretrizes e os aspectos normativos para a implantação do Plano Nacional de Educação em DH.

Para a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, será uma oportunidade de trocar experiências com representantes de secretarias municipais de Educação da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de outros estados, sobretudo, a inclusão do tema Direitos Humanos nas escolas da rede pública de ensino. “Acredito que, ao aderir à campanha de acessibilidade, o Recife vai ser um bom exemplo para o restante do País. O Estado já ganhou no ano passado o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, agora é a vez da Capital, e vamos trabalhar para isso”, finalizou a titular da pasta.

Matérias Relacionadas
- Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública
- PCR realiza Conferências Livres de Segurança Pública
- PCR realiza mais uma ação da campanha Recife sem Homofobia
- Encontro discute conscientização das mulheres de terreiro
- PCR homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
- Secretaria de Direitos Humanos participa de conferência
- PCR participa de reunião para 4ª Semana dos Direitos Humanos
- PCR realiza reunião para a 4ª Semana dos Direitos Humanos
- Secretária participa de seminário do Disque Denúncia Nacional
- Geraldão divulga Campanha Recife sem Homofobia
- Projeto Identidade Cidadã atende moradores de Linha do Tiro
- Seminário do Pronasci conta com a participação da Prefeitura
- Voluntários aplicam teste rápido de hepatite B e C
- Secretária de Direitos Humanos participa de Seminário do PRONASCI


Enviar    Imprimir