Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

CICLO DO OP CRIANÇA 2009 É LANÇADO COM MUITA FESTA
00:00 Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009

O Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife, principal instrumento de democratização da administração pública da Cidade, passa a contar a partir de agora, com o engajamento de cerca de 120 mil estudantes das escolas públicas municipais, na faixa etária dos quatro aos 14 anos. Trata-se do Orçamento Participativo da Criança (OP Criança), que foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (10), pelo prefeito João da Costa, em solenidade festiva em seu gabinete. Realizado de dois em dois anos, desde 2001, o programa é um espaço privilegiado de exercício da cidadania, onde os pequeninos aprendem, desde cedo, os valores da participação popular, democracia e formação cidadã.

O calendário 2009 prevê, entre os dias 14 e 21 de setembro, a realização das plenárias nas escolas, quando serão discutidas e eleitas as prioridades para a escola e para a Cidade para os próximos dois anos. No dia 09 de outubro acontece a plenária final, quando os delegados/alunos, eleitos em cada unidade participante, vão entregar ao prefeito um documento sistematizado contendo todas as sugestões do OP Criança – 2009.

OP Criança deste ano também vai reservar alguns diferenciais importantes em relação aos eventos anteriores. Por decisão do prefeito João da Costa, os alunos poderão utilizar a Internet para opinar sobre como e onde a Prefeitura deve investir os recursos destinados à escola e à Cidade. Para isso, será criado um blog especifico, onde os estudantes também vão poder trocar idéias e sugestões. Para aumentar o grau de participação infanto-juvenil, a Prefeitura ainda vai convocar alunos de escolas privadas. O convite será encaminhado ao sindicato das escolas particulares.

A solenidade desta segunda-feira teve como destaque a presença de 32 alunos e alunas da Escola Municipal Renato Accioly, de Nova Descoberta, que prestaram uma homenagem ao prefeito cantando uma música sobre a importância de cuidar bem da Cidade e do País e recitando o “Cordel do João”, que conta um pouco da trajetória de vida de João da Costa. Já os delegados mirins do OP Criança foram representados por Keila Pessoa, de 11 anos, da Escola Municipal Paulo VI, na Linha do Tiro.

Também participaram os secretários municipais Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), Amir Schvartz (Planejamento Participativo), Karla Menezes (Assistência Social), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Roberto Arrais (Coordenação Política de Governo), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos) e Heraldo Selva (Habitação), além do chefe de Gabinete, Félix Valente, o coordenador do OP, Augusto Miranda, o diretor presidente do Geraldão, Eduardo Granja, a assessora executiva da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social, Ruth Vieira, e o coordenador geral de Programas Estratégicos, Milton Botler.

Já o Poder Legislativo Municipal foi representado pelos vereadores Josenildo Sinésio (líder do Governo), Antônio Luiz Neto (presidente da Comissão de Educação) e Vicente André Gomes. Representando a rede de ensino privada compareceram a gerente administrativa, Elisabete Nóbrega e a diretora pedagógica Terezinha Cisneiros, ambas do Colégio Apoio, em Casa Forte. 

Feliz com a homenagem dos estudantes, o prefeito João da Costa recordou, que na condição de secretário, participou da criação do OP Criança na 1ª gestão de João Paulo. “Desde então, as crianças passaram a reforçar o exercício democrático de construção de uma cidade cidadã”, ressaltou, lembrando que os estudantes têm um papel de destaque na construção de uma escola de qualidade. Citando a presença das dirigentes do Colégio Apoio, onde seu filho estuda, João da Costa lembrou que o programa este ano terá a participação da rede de escolas privadas.

“Essa participação, com certeza, trará uma nova dinâmica, pois poderá promover um intercâmbio muito rico de realidades ainda distintas”, reforçou. Para o prefeito, as diferenças de qualidade entre a educação pública e privada vão aos poucos diminuindo, a exemplo do que ocorre na rede municipal do Recife. “Estamos recuperando 220 escolas e melhorando o rendimento dos professores, o que tem atraído muitos educadores da rede privada”, disse, lembrando que no Colégio Apoio, professores concursados esperam ansiosos a convocação da Prefeitura.

Em seu pronunciamento, o secretário de Educação, Cláudio Duarte, fez questão de ressaltar a potencialidade das escolas municipais, ali representadas pelo grupo de alunos da Renato Accioly. “Este espírito de participação cidadã demonstrado aqui se multiplica em muitas das nossas escolas”, elogiou. Segundo Cláudio Duarte, o OP Criança é um ciclo que mobiliza toda a cidade e tem uma dimensão pedagógica muito importante, pois coloca o aluno à frente do processo de avanços na educação promovidos pela PCR.

Já o secretário de Planejamento, Amir Schartz, destacou a importância do programa como espaço lúdico de construção de uma cidade melhor e uma educação mais democrática. Após citar as duas novidades do OP Criança deste ano, ele encerrou dizendo que os estudantes devem usar o espaço para colaborar com a educação municipal.

Keila Pessoa, que representava no evento todos os futuros delegados do OP Criança 2009, falou de forma firme e segura sobre a importância daquele espaço de discussão cidadã. “Se nós somos o futuro, no presente precisamos da ajuda dos adultos para fazer a diferença, e o OP é uma ótima oportunidade para isso”, argumentou.

O vereador Antônio Luiz Neto também destacou a importância do OP criança. “As crianças muitas vezes observam detalhes que não são vistos pelos adultos e o OP proporciona isso”, frisou, lembrando que João da Costa está de parabéns, pois vem fazendo uma boa gestão à frente do Recife.

Matérias Relacionadas
- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Termina hoje a votação pela internet do OP 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras


Enviar    Imprimir