Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA PARTICIPA DA IX SEMANA DE CIDADANIA DO METROREC
00:00 Terça-feira, 11 de Agosto de 2009

Quem passar pela Estação Central do Metrô nesta semana poderá aproveitar para retirar documentos, cuidar da saúde, aprender sobre direitos do consumidor e educação no trânsito. Esses são alguns dos serviços oferecidos na IX Semana da Cidadania do Metrorec, que começou nesta terça-feira (11) e segue até a quinta-feira (13), no horário das 8h às 17h.

A Prefeitura do Recife é parceira nesta iniciativa, através das Secretarias de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Saúde, Educação, Assistência Social, Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Coordenadoria da Mulher, Procon/Recife, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). “A Prefeitura participa desde a primeira edição do evento, reforçando que o conceito de cidadania é aquele que se aproxima cada vez mais do cidadão, quebrando barreiras burocráticas e oferecendo serviços”, explicou o diretor de Direitos Humanos, Cirilo Mota.

Dentro do Projeto Identidade Cidadã, é feito o encaminhamento para o registro de nascimento e a emissão da 1ª via do CPF e das 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho. “Aqui o cidadão não paga nenhuma taxa pela emissão dos documentos e ainda pode conhecer os serviços oferecidos pela PCR, em várias áreas”, complementou Cirilo Mota.

O público aproveitou a iniciativa com bastante entusiasmo. “Vim retirar o registro de nascimento da minha filha e também aproveitar para aferir a pressão”, disse o eletricista Denílson Oliveira. Além desse serviço, a secretaria de Saúde realiza o teste de glicemia e orienta na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e AIDS.

Uma equipe do Procon/Recife esclarece, ainda, as principais dúvidas dos consumidores, realiza a abertura de reclamações e os seus devidos encaminhamentos. No estande montado pela CTTU, as crianças aprendem educação de trânsito através de atividades lúdicas.

Já a Diretoria do Voluntariado realiza o cadastramento de novos voluntários. Para se inscrever, é preciso ter idade a partir de 16 anos, ser morador da cidade do Recife e levar um documento de identificação com foto. Os inscritos podem ser voluntários pela Infância, pela Cidadania ou fazer parte das Doulas, equipe que realiza um acompanhamento psicossocial com gestantes, visando um parto mais tranquilo.

A arte está presente com a III Mostra de Artes da Pessoa com Deficiência e a I Exposição de Artes em Educação, com caixas produzidas com material reciclável, pelos alunos das Escolas Profissionalizantes de Ensino.

Fórum de Direitos Humanos – Durante a IX Semana da Cidadania do Metrorec, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã realiza as inscrições para o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife, que começou no dia 05 de agosto e segue até o dia 10 de dezembro. São três edições centralizadas na Universidade Católica de Pernambuco e outras quatro edições descentralizadas, duas na RPA 3 e as demais na RPA 6.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos
- Prefeito assina termo de adesão à Campanha de Acessibilidade
- Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública
- PCR realiza Conferências Livres de Segurança Pública
- PCR realiza mais uma ação da campanha Recife sem Homofobia
- Encontro discute conscientização das mulheres de terreiro
- PCR homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
- Secretaria de Direitos Humanos participa de conferência
- PCR participa de reunião para 4ª Semana dos Direitos Humanos
- PCR realiza reunião para a 4ª Semana dos Direitos Humanos
- Secretária participa de seminário do Disque Denúncia Nacional
- Geraldão divulga Campanha Recife sem Homofobia


Enviar    Imprimir