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Assistência Social

PCR LANÇA MANUAL PARA FACILITAR ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS
00:00 Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

José Alves
Manual tem como objetivo melhorar o atendimento às famílias
Manual tem como objetivo melhorar o atendimento às famílias

Foi lançado nesta quarta-feira (12), no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, o Manual de Preenchimento da Ficha de Identificação da Família (FIF). Seu objetivo é padronizar os conceitos utilizados na coleta de dados para melhorar o atendimento às famílias. A iniciativa é da Diretoria de Proteção Social Básica, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. “Isso é resultado de um trabalho coletivo, que se fez com a interação das diversas equipes envolvidas. Nivelando o preenchimento, vamos qualificar e avançar o atendimento às demandas dessas famílias”, disse a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

A Ficha de Identificação da Família (FIF) é um instrumento de coleta de dados quantitativos e qualitativos e foi construída por profissionais da Gerência de Vigilância Social (GVS) e sociólogos dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Sua finalidade é fornecer informações referentes às famílias atendidas e as intervenções técnicas realizadas.

Com a reformulação da ficha em 2008, percebeu-se a necessidade de um material que reunisse e unificasse os conceitos utilizados pela mesma. Por isso, foi elaborado o Manual de Preenchimento. “Estou muito feliz por estarmos concluindo uma etapa importante do nosso trabalho. Padronizando os conceitos utilizados, vamos transformar a FIF num instrumental vivo, que contenha todo o histórico das famílias atendidas”, explicou a diretora de Proteção Social Básica, Karina Antunes.

De janeiro a junho deste ano, cerca de mil famílias foram atendidas. De acordo com as informações recolhidas, elas são encaminhadas para participarem das diversas ações sociais e têm a sua inclusão nos programas oferecidos, como por exemplo, o PETI e o Bolsa Família. Dezoito equipes trabalham nesse atendimento. São seis Gerências Regionais de Assistência Social (GRAS), que contam com dois Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) em cada uma das seis RPAs.

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