Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEU CIDADE DO RECIFE PASSARÁ POR OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO
11:33 Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

Na manhã desta sexta-feira (14) o prefeito João da Costa e o secretário de Turismo do Estado, Sílvio Costa Filho, assinaram a ordem de serviço para dar início às obras de requalificação do Museu da Cidade do Recife. A obra, que está orçada em R$2.569.470,00, faz parte do pacote de intervenções que serão feitas no Recife, através da parceria entre a Prefeitura e a Setur-PE, com recursos do Prodetur II (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste).

João da Costa destacou a importância do início do processo de profissionalização das políticas de cultura e turismo para a cidade, resgatando a identidade do povo recifense e reafirmando o valor da história local no contexto nacional. “Esse é o primeiro passo para incrementar a relação da cidade com a indústria turística e cultural. Em breve, virão a recuperação do molhe de Brasília Teimosa, a reestruturação do Pólo da Moeda, a reforma e ampliação do Mercado São José, entre outras que vão, além de melhorar a qualidade de vida da população, aumentar a geração de emprego e renda, através de atividades ligadas ao turismo e à cultura”, explicou.

O secretário Sílvio Costa Filho, acrescentou que nos últimos meses, o Recife teve um acréscimo de 20% em desembarques nacionais e de 10% em internacionais. “Esse trabalho integrado entre Governo e Prefeitura só vem pode trazer ótimos resultados tanto para o turista que vem conhecer a nossa cidade, nossa cultura e nosso patrimônio, quanto para os habitantes, que só tem a lucrar com os dividendos trazidos”.

Já o secretário de Cultura Renato L, lembrou que essa reforma resgata uma dívida que o poder público tinha com a população e com o Bairro de São José, que nos anos 70 passou por uma intervenção urbana desastrosa. “Assim teremos um modelo mais proveitoso de acesso à cultura, democraticamente direcionado a todos os setores da população”.

De acordo a diretora do Museu, com Betânia Correa, a partir de 31 de agosto o equipamento será fechado para visitação do público, tendo suas obras iniciadas logo em seguida, em setembro. “Vamos investir em iluminação, acessibilidade física, reforma do estacionamento, melhora do sistema elétrico e hidráulico, modificações nos banheiros e ainda na climatização, que vai garantir um melhor acondicionamento do acervo”, enumerou.

História - O Museu da Cidade do Recife está localizado no Forte das Cinco Pontas, símbolo da resistência holandesa. Em seu acervo estão abrigados documentos iconográficos de extrema importância para preservação da história urbana e social do Recife. A memória cultural da cidade é representada através de 1.300 peças arqueológicas, 21 mil fotografias (inclusive raros negativos em vidro) e gravuras de Pernambuco, além de mais de um milhar de mapas e plantas.

O Museu da Cidade do Recife foi criado em 1982 com a missão de preservar e divulgar a historia da formação urbana e cultural do Recife e é potencialmente a matriz do portal turístico da cidade. Recebe por ano cerca de 40 mil visitantes, tendo em janeiro de 2009, batido o recorde de visitação, recebendo três mil estrangeiros. A partir de informações coletadas no museu sobre a história da formação da cidade e sobre os acervos dos patrimônios material e imaterial, disponíveis nas ruas, praças, igrejas e mercados, será estimulada a curiosidade do visitante.

Também prestigiaram o evento a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, e os secretários municipais Amir Schvartz (Planejamento Participativo) e Samuel Oliveira (Turismo).

Matérias Relacionadas
- Festival Recifense de Literatura tem início neste domingo
- Festival de Teatro de Rua do Recife abre inscrições para grupos e oficinas
- Recitata celebra a poesia no Pátio de São Pedro
- Confira o nome de todos os poetas participantes:
- 4ª Recitata abre passagem para A Letra e a Voz
- Festival de Literatura movimenta Pátio de São Pedro
- Parque abre horário alternativo para apresentações artísticas
- Harry Potter em cartaz na Biblioteca de Afogados
- Educação no Nordeste é tema de peça no Barreto Júnior
- Começam novas turmas de cursos de dança na Escola de Frevo
- Apolo Hermilo abre seleção para Projeto O Solo do Outro
- PCR inicia mesas de debate para pré-conferências de Política Cultural
- Noites do projeto Terça Negra em homenagem a Exú
- Escola de frevo oferece oficina de biscuit
- Anunciadas datas de pré-conferências de Política Cultural em 2009
- Cinema e campeonato de xadrez na Biblioteca de Afogados
- Festival é destaque da programação nos cinemas municipais
- Pátio de São Pedro recebe Semana França-Brasil
- Murillo La Greca abre inscrições para novas oficinas e cursos
- Espetáculos infantis, comédia e dança entram em cartaz nos teatros municipais


Enviar    Imprimir