Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SEMINÁRIO DISCUTE IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA
18:23 Segunda-feira, 17 de Agosto de 2009

Bibliotecas: Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Esse é o tema do Seminário que acontece desta segunda (17) até quinta-feira (20), no auditório do Senai, em Santo Amaro. O evento faz parte da 7ª edição do Festival Recifense de Literatura, realizado entre os dias 16 e 23 de agosto, em vários pontos da Cidade, e conta com a participação destacada da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

O objetivo do encontro, do qual estão participando cerca de 80 educadores da rede municipal de ensino, entre professores de biblioteca, mediadores de leitura, integrantes do Fórum de Leitura e multiplicadores de informática, é tratar a leitura como política cultural, bem como estreitar a relação entre as secretarias de Educação e de Cultura. “Estamos discutindo a importância da biblioteca para política de leitura nas dimensões social, cultural e econômica; a relevância da literatura na formação dos leitores e a interação com o Plano Nacional do Livro e da Literatura (PNLL)”, disse a gerente de Biblioteca e Formação de Leitores da rede, Carmem Lúcia Bandeira.

A expectativa é que no encontro sejam levantadas idéias para a construção de um plano municipal. “A biblioteca é um espaço que possibilita o acesso para quem não pode comprar livros, conseqüentemente de fundamental importância para a cultura. Por isso vamos elaborar um plano municipal de livro e leitura para o Recife”, falou a coordenadora do Festival Recifense de Literatura, Heloisa Arcoverde.

Na programação do seminário estão incluídas palestras, apresentações culturais, debates e visitas a bibliotecas escolares e comunitárias. No primeiro dia, estudantes com idades entre seis e sete anos, da Escola Municipal Sítio do Berardo, no Prado, dramatizaram o conto infantil Frances “Les trois petits loups et le grand méchant cochon” ou “Os três lobinhos e o porco mau”. Em seguida o escritor Fernando Monteiro desenvolveu o tema “A ressurreição do leitor?”. Os animadores da Gerência de Animação Cultural da Diretoria de Ensino dramatizaram a leitura do texto de Michelle Petit, “Biblioteca: o jardim interior preservado”.

Para encerrar a manhã desta segunda (17), o professor da USP/SP, Luís Milanesi, falou sobre “Biblioteca: vida longa ao leitor”. Por fim, o professor da UFPE, Marcos Galindo, coordenou os debates. Às 15h, os participantes do seminário visitaram a biblioteca comunitária “Caranguejo Tabaiares”, na Ilha do Retiro.

Matérias Relacionadas
- Terça Negra apresenta show de hip hop, afoxé e reggae
- Bonde invade orla de Boa Viagem destilando poesia
- Abertura oficial de A Letra e a Voz empolga público
- Recitata escolhe melhores performances
- Aberta a seleção para exibição de videoartes
- Zaldorf é a atração do projeto Estação Arte desta sexta
- Cinema do Parque exibe Transformers: A Vingança dos Derrotados
- Museu Cidade do Recife passará por obras de requalificação
- Festival Recifense de Literatura tem início neste domingo
- Festival de Teatro de Rua do Recife abre inscrições para grupos e oficinas
- Recitata celebra a poesia no Pátio de São Pedro
- Confira o nome de todos os poetas participantes:
- 4ª Recitata abre passagem para A Letra e a Voz
- Festival de Literatura movimenta Pátio de São Pedro
- Parque abre horário alternativo para apresentações artísticas
- Harry Potter em cartaz na Biblioteca de Afogados
- Educação no Nordeste é tema de peça no Barreto Júnior
- Começam novas turmas de cursos de dança na Escola de Frevo
- Apolo Hermilo abre seleção para Projeto O Solo do Outro
- PCR inicia mesas de debate para pré-conferências de Política Cultural


Enviar    Imprimir