Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FESTIVAL PRÉSENCE ET PASSÉ DU CINEMA FRANÇAIS
10:09 Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

A partir desta quinta-feira (20) o Recife vai abrir as portas para a cultura cinematográfica francesa. A abertura do evento acontece, às 20h, no Cine Teatro Apolo Hermillo (Bairro do Recife). Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Prefeitura do Recife patrocina o projeto Présence et Passé du Cinema Français, organizado pela Associação Bem-te-vi e pela produtora Armazém Du Film. De acordo com Paula Vandenbussche, responsável pela criação e organização do evento, o projeto tem o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Ministério da Cultura, tem o objetivo de oferecer ao público brasileiro, um panorama do que foi realizado no cinema francês nos últimos cinqüenta anos.

OBRAS - O festival Présence et Passé du Cinema Français é itinerante e deve passar por várias capitais e grandes cidades do Brasil. No Recife, primeira parada dessa verdadeira caravana do cinema, serão cinco dias de programação que envolve exibição de clássicos, inéditos, debates com autores e ainda oficinas com profissionais que trabalham por trás das câmeras. A maratona está dividida em temas, visando auxiliar o público na escolha das atividades pretendidas: “Atores e Diretores”, que trata da tendência que alguns atores têm de passar para trás das câmeras e exibirá filmes dirigidos por atores e filmes que contam com diretores no elenco.

O público também poderá conferir documentários e clássicos do cinema francês, esse último exibindo títulos obrigatórios para serem vistos ou revistos. A idéia é aprender com o passado, entendendo porque eles ficaram para a História do Cinema. A organização programou ainda a seleção As Crianças no Cinema, onde a infância e seus conflitos, seus medos e suas esperanças são o objeto principal. Um pequeno panorama do que está sendo produzido atualmente na terra onde nasceu a “nouvelle” vague também poderá ser visto na seleção Cinema Contemporâneo Francês.

Além de poder conferir os títulos elencados em cada seleção temática, o público também vai ter a oportunidade de chegar perto daqueles que fazem o cinema francês na atualidade. Nos encontros, profissionais dos sets e pesquisadores apresentarão seus trabalhos e suas opiniões sobre o mercado e a arte do cinema.

Oficinas - O que deve movimentar cinéfilos e realizadores são as oficinas inéditas no Brasil. A de Restauração de Filmes e Efeitos Especiais será ministrada por Stéphanie Boutinaud, que trabalha na supervisão de efeitos especiais e é especialista em restauração. As oficinas acontecem nesta sexta-feira (21).

Já na Oficina de Produção, que acontece no dia 24 de agosto, os alunos poderão ouvir Brigitte Faure tratar dos eixos da produção francesa contemporânea e de acordos de co-produção. Faure é membro da Comissão Cinema da Região Ilê de France. É formada em Europe Business School e atualmente é encarregada do curso “A Direção de Produção” da Escola Superior de Estudos Cinematográficos de Paris. Também atua como diretora de produção, produtora executiva e administradora junto a diversos diretores do cinema francês e mundial.

Clique AQUI para conferir a programação.


Serviço:
Présence et Passé du Cinema Français
De 20 a 25 de agosto de 2009
Teatro Apolo, Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife

Matérias Relacionadas
- A Letra e A Voz exibe "Geração 65: aquela coisa" nesta quinta (20)
- Mundo da música erudita é apresentado aos alunos do Bolsa Escola
- Direito Autoral e novas formas de editoração em foco no A Letra e A Voz
- SPA das Artes Recife 2009 divulga Selecionados
- Oficina de Zine lança publicação
- Seminários discutem o livro desmaterializado
- Raimundo Carrero desvenda a literatura em oficina
- Projeto Aprendiz Encena estimula novos talentos
- Seminário discute importância da biblioteca
- Terça Negra apresenta show de hip hop, afoxé e reggae
- Bonde invade orla de Boa Viagem destilando poesia
- Abertura oficial de A Letra e a Voz empolga público
- Recitata escolhe melhores performances
- Aberta a seleção para exibição de videoartes
- Zaldorf é a atração do projeto Estação Arte desta sexta
- Cinema do Parque exibe Transformers: A Vingança dos Derrotados
- Museu Cidade do Recife passará por obras de requalificação
- Festival Recifense de Literatura tem início neste domingo
- Festival de Teatro de Rua do Recife abre inscrições para grupos e oficinas
- Recitata celebra a poesia no Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir