Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saneamento

PREFEITO ENTREGA OBRA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA IMBIRIBEIRA
09:34 Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

Ao som de muito frevo, a comunidade de Coronel Fabriciano, localizada no bairro da Imbiribeira, recebeu oficialmente do prefeito João da Costa, nesta terça-feira (18), às 19h, a recuperação do sistema de esgotamento sanitário. A obra, que teve início em março de 2008, contou com um investimento total de R$ 502.298,65 do Fundo Municipal de Saneamento (FMSAM) da Compesa. A execução ficou a cargo da Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear).

Os serviços de Saneamento Integrado realizados no local incluíram a pavimentação de cinco ruas (Rua da Comunidade, Rua da Luta, Rua 18 de Dezembro, Rua 14 de Novembro, Rua do Nosso Chão) e 111 ligações sanitárias na Comunidade Coronel Fabriciano, além da construção de unidade de tratamento e estação elevatória de esgotos. Foram contemplados 462 moradores do local. “Uma obra como essa, para ser realizada, depende da parceria e do envolvimento da comunidade. Até o fim da gestão milhares de comunidades no Recife viverão o que os moradores de Coronel Fabriciano vivenciam neste momento”, afirmou João da Costa, que lembrou de inúmeras obras escolhidas pela população que estão sendo realizadas pela Prefeitura do Recife.

A obra estruturou e desenvolveu ações de saneamento articuladas com os interesses sociais. Durante todo o processo de realização da parte física, uma equipe da Sanear ficou encarregada de realizar trabalho de mobilização social, com ações desenvolvidas para divulgar o projeto junto à população e promover a participação comunitária, com oficinas de educação sanitária e ambiental. O objetivo foi garantir que a comunidade esteja comprometida com a sustentabilidade e preservação das obras realizadas. “Na primeira vez que visitamos o local, ainda na gestão do prefeito João Paulo, vimos as dificuldades que enfrentaríamos pela complexidade do sistema precário de esgoto, tornando a manutenção muito difícil. Essa obra foi realizada com o compromisso da escola e das famílias, e melhorará a qualidade de vida e a saúde da população”, disse o presidente da Sanear, Clodoaldo Torres.

Antes da obra, todo o esgoto era escoado para o pátio da escola, causando muitos transtornos para professore, alunos e pais. Para a diretora da escola Ana Maria Pinheiro, a entrega da obra foi uma vitória dos moradores. “Foi uma grande conquista da comunidade que não aconteceu em pouco tempo. Uma grande luta que estamos concretizando, pois quando se sonha e se deseja com união, conseguimos nossos objetivos”, comemorou.

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega novo sistema de esgotamento sanitário em Coronel Fabriciano
- Sanear promove passeio para jovens e crianças ao JBR
- Prefeitura promove ações de prevenção na Mangueira
- Comunidades recebem oficinas de conscientização ambiental
- PCR realiza Gincana de Educação Ambiental em Abençoada por Deus
- Sanear discute sobre Meio Ambiente na Mustardinha
- PCR realiza capacitação com agentes públicos de Campo Grande
- PCR sensibiliza alunos em Roda de Fogo
- Prefeito visita comunidades beneficiadas com obras de pavimentação e drenagem
- Participantes de oficina recebem certificados
- Famílias recebem moradias do Conjunto Habitacional Jiquiá
- Prometrópole é apresentado a delegados do OP em Beberibe
- PCR inicia obras de esgotamento sanitário em Roda de Fogo
- PCR instala comitê para acompanhamento do PAC Recife
- Projeto une saneamento e arte
- Saneamento com inscrições abertas para oficinas temáticas
- Recife recebe investimentos de R$ 104 milhões do PAC
- Sistema Cordeiro beneficia 74 mil pessoas com saneamento e urbanização
- Prefeito assina ordens de serviço para obras de saneamento
- Canal do Jacarezinho


Enviar    Imprimir