Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SEMINÁRIO DISCUTE CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE
18:41 Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

Na tarde desta quarta-feira (19), um seminário reuniu representantes da Prefeitura do Recife e de entidades de juventude, como redes, fóruns e organizações não-governamentais, para eleger a comissão que será responsável pela implementação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ/Recife). O encontro aconteceu no auditório do Forte das Cinco Pontas.

“A questão da juventude é fundamental na gestão do prefeito João da Costa. Temos a estruturação do conselho e a criação da Secretaria Especial da Juventude que está no projeto de lei do executivo de Ajuste da Estrutura Administrativa da PCR. Priorizar uma política pública com o protagonismo da juventude e com sua integração com a gestão é muito importante para a qualidade de vida da cidade do Recife”, disse o secretário de Coordenação Política de Governo, Roberto Arrais, que na ocasião representou o prefeito João da Costa.

A 1ª Conferência Municipal da Juventude aconteceu em janeiro de 2008. Dela, vieram algumas resoluções, como a criação de um comitê interinstitucional, criado com o objetivo de discutir e acompanhar todas as políticas públicas voltadas para a juventude. “Essas políticas públicas foram fortalecidas com o anúncio do prefeito João da Costa de que, a exemplo dos governos federal e estadual, nós teremos uma secretaria voltada para a juventude. Nosso compromisso é escolher pessoas que representem essa juventude na discussão das políticas públicas”, disse a assessora executiva da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz.

O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife está sob a responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, por meio da Gerência da Juventude. “Esse é um momento histórico. É a primeira vez que a juventude vai participar ativamente do governo, já que o conselho é consultivo e deliberativo. A cidade do Recife tem mais de quatrocentos mil jovens e hoje a gestão tem uma força-tarefa com propostas totalmente voltadas para esses jovens”, lembrou o gerente da Juventude, Thiago Carvalho.

Seis representantes foram escolhidos, conforme determina a Lei 17.561/2009, que cria o Conselho e que foi formulada com a participação do movimento juvenil, através de vários seminários. Representando a Prefeitura do Recife, foram nomeados Thiago Carvalho, gerente da Juventude, da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Jaqueline Soares da Silva, do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), vinculado à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; e Anderson Wallace, da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Para representar a sociedade civil, os jovens escolheram Marconi Costa Menezes, Auta Jeane da Silva Azevedo e Luciano de Farias.

Matérias Relacionadas
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos
- Prefeito assina termo de adesão à Campanha de Acessibilidade
- Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública
- PCR realiza Conferências Livres de Segurança Pública
- PCR realiza mais uma ação da campanha Recife sem Homofobia
- Encontro discute conscientização das mulheres de terreiro


Enviar    Imprimir