Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS NO APOLO-HERMILO
00:00 Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

A Prefeitura do Recife iniciou, na noite desta quinta-feira (20), no Cine Teatro Apolo-Hermilo (Bairro do Recife), o Présence et Passé du Cinéma Français, projeto em parceria com a Associação Bem-te-vi e a Armazém du Film, que conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Ministério da Cultura. O evento, que é gratuito e segue até próxima terça-feira (25), tem como objetivo oferecer ao público brasileiro um panorama do que foi realizado no cinema francês nos últimos cinquenta anos. A abertura oficial do projeto, que faz parte das comemorações oficiais do Ano da França no Brasil (France-BR 2009), contou com a exibibição do curta-metragem Oktapodi, indicado ao Oscar 2009 de melhor curta de animação, e do longa contemporâneo Bem-vindo, de Philippe Lioret.

A atividade teve início com a apresentação de jovens da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges. A Prefeitura do Recife vem, desde 2003, intensificando sua participação na área de relações internacionais, sobretudo com a França, onde já existe um acordo no qual abordamos áreas como a Cultura, Direitos Humanos e Desenvolvimento Econômico. E foi dentro desse espírito de Ano da França no Brasil, que o prefeito João da Costa determinou patrocinar este grande evento de resgate da cultura francesa em nossa cidade, afirmou o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Roberto Trevas, que representou o Governo Municipal na atividade.

Participaram ainda da atividade, representando a Embaixada da França, a diretora da Cinemateca Francesa no Brasil, Catherine Faudry; o Adido Cultural do Consulado Geral da França em Recife, M. Daniel Haize; além da representante da Associação Bem-te-vi, Paula Vandenbussche, responsável pela criação e organização do evento. Estou muito feliz em estar iniciando o projeto aqui no Recife, cidade que tem um cinema maravilhoso e uma cultura riquíssima. É muito importante que haja essa descentralização do eixo Rio - São Paulo. Recife tem essa característica muito forte com um cinema de arte mais radical e de resgate. Daí a ideia de começarmos o festival aqui, numa sala de cinema de arte, para que haja um maior questionamento social por parte do público, disse Vandenbussche.

O estudande de Ciências Sociais Frederico Pinheiro, de 25 anos, falou um pouco sobre a iniciativa da PCR . Acho muito importante que a Prefeitura apóie eventos e projetos culturais como este, pois todos nós sabemos que nossa cultura é o que temos de mais valioso, e é o que nos diferencia dos outros estados e países, disse Frederico.

Confira a programação aqui.

Matérias Relacionadas
- Seminários discutem a presença francesa no pensamento contemporâneo
- Fernando Monteiro e Rita Olivieri-Godet lançam livros na Cultura
- Festa do Livro encerra o Festival Recifense de Literatura no domingo
- A Letra e A Voz lança revista e fanzine
- Reabertas as inscrições para oficina Abecedário
- Livro O Filósofo Voador tem lançamento no sábado
- Arquiteto catalão realiza oficina de Terminologia Urbana
- Paulo Trindade leva seu samba regional ao projeto Estação Arte
- Escritor Cristovão Tezza brinda público com palestra na Livraria Cultura
- A Letra e A Voz apresenta Fernando Monteiro e Rogério Pereira
- Seminário discute relação entre as literaturas brasileira e francesa
- A Letra e A Voz exibe "Geração 65: aquela coisa" nesta quinta (20)
- Mundo da música erudita é apresentado aos alunos do Bolsa Escola
- Direito Autoral e novas formas de editoração em foco no A Letra e A Voz
- Festival Présence et Passé du Cinema Français
- SPA das Artes Recife 2009 divulga Selecionados
- Oficina de Zine lança publicação
- Seminários discutem o livro desmaterializado
- Raimundo Carrero desvenda a literatura em oficina
- Projeto Aprendiz Encena estimula novos talentos


Enviar    Imprimir