Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É ABERTA COM MUITA FESTA
00:00 Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

A rotina dos servidores municipais e das pessoas que transitam pela Prefeitura do Recife foi quebrada na manhã desta sexta-feira (21). Com muita festa, música e uma bela exposição de arte, foi aberta oficialmente a 9° Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no hall de entrada do edifício-sede da PCR. A comemoração não passou despercebida por quem passava por lá. Objetivo cumprido, já que a intenção era justamente esta, mostrar para a população que as pessoas com deficiência, seja auditiva, visual, intelectual ou física, é capaz de realizar diversas atividades com muita habilidade e talento como qualquer outra pessoa.

Quem presenciou o evento, pôde ver a banda Vencedores Nordestinos, composta por músicos com deficiência visual, tocarem com animação o mais tradicional forró, que fez balançar muita gente. Depois foi a vez do grupo Força Especial, formado por jovens e adultos entre 14 e 33 anos, todos com deficiência intelectual. A banda existe há 15 anos e toca de tudo um pouco: xote, forró, frevo e até samba. Quadros, caixinhas e artesanatos produzidos por associações estão expostos por todo o espaço de entrada e ficarão por lá até o final da próxima semana.

“São eventos como este que mostram a população que estamos aqui. Lutando por igualdade, mostrando nossas necessidades e avanços conquistados”, afirmou o gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Edimilson Silva. Segundo estimativas existem cerca de 230 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Recife.

O Secretário de Política de Governo, Roberto Arraes, presente na abertura representando o Prefeito da cidade, que está em Brasília, cumprindo agenda oficial, falou da importância do movimento. “Este é um espaço para se reunir, para refletir e defender os direitos das pessoas com deficiência. E defender esses direitos significa defender um mundo mais igual”.

O evento encantou a ascensorista, Dalva Correia, que trabalha na Prefeitura há três anos. “Interessei-me muito por estes objetos produzidos por eles, pena que não estão à venda. Tenho um irmão com deficiência e sempre quis que ele fizesse alguma atividade como essa”.

A Prefeitura montou uma programação vasta para toda a semana. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Confira a programação.

21/08 - Sexta – feira

Abertura solene da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, às 9h, no hall da Prefeitura do Recife, com apresentação da banda do CERVAC e banda Vencedores Nordestinos. Na ocasião também haverá uma mostra de artistas com deficiência, que ficará exposta até o dia 28.

22/08 – Sábado

Ação do Identidade Cidadã na Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (praça Professor Barreto Campelo, nº1238, Torre), das 9h às 13h. O projeto atenderá entidades de pessoas com deficiência.

24/08 - Segunda-feira

Homenagem ao Bicentenário de Louis Braille, no gabinete do prefeito, às 9h30, com a entrega de placas a cinco instituições de cegos

25/08 - Terça-feira

Reunião ampliada do COMUD com a presença da Promotora de Justiça, Judite Borba, tendo como pauta a exposição sobre o Núcleo da Diversidade

26/08 - Quarta-feira
Manhã de lazer no Jardim Botânico, de 09h às 12h

Palestra com o psicólogo familiar Luiz Schettini, às 14h, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

27/08 - Quinta- feira

Sessão solene na Câmara dos Vereadores, às 16h, com entrega de placa de homenagem ao criador do Software Dosvox e Musibraille, Antonio Borges

28/08 - Sexta- feira

Palestra sobre o Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), às 8h, com a participação do Deputado Federal Fernando Ferro, Laís Lopes, conselheira do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e Antônio Muniz, presidente da Associação Pernambucana de Cegos.

XXVI Passeata “Se tenho direito por que não sinto efeito?”. Concentração às 8h, no Centro de Reabilitação e Educação Especial (CREE), Mercado Público de Casa Amarela.

Simpósio: Sem acessibilidade não há inclusão, às 8h30, no auditório do IASC (Rua Imperial, nº203)
Encerramento da semana e abertura da IV Edição dos Jogos Municipal da Pessoa com Deficiência, às 16h, no Geraldão

Matérias Relacionadas
- Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- Seminário discute Conselho Municipal de Juventude
- Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos
- Prefeito assina termo de adesão à Campanha de Acessibilidade
- Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública


Enviar    Imprimir