Direitos Humanos e Segurança Cidadã
SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É ABERTA COM MUITA FESTA
00:00 Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009
A rotina dos servidores municipais e das pessoas que transitam pela Prefeitura do Recife foi quebrada na manhã desta sexta-feira (21). Com muita festa, música e uma bela exposição de arte, foi aberta oficialmente a 9° Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no hall de entrada do edifício-sede da PCR. A comemoração não passou despercebida por quem passava por lá. Objetivo cumprido, já que a intenção era justamente esta, mostrar para a população que as pessoas com deficiência, seja auditiva, visual, intelectual ou física, é capaz de realizar diversas atividades com muita habilidade e talento como qualquer outra pessoa.
Quem presenciou o evento, pôde ver a banda Vencedores Nordestinos, composta por músicos com deficiência visual, tocarem com animação o mais tradicional forró, que fez balançar muita gente. Depois foi a vez do grupo Força Especial, formado por jovens e adultos entre 14 e 33 anos, todos com deficiência intelectual. A banda existe há 15 anos e toca de tudo um pouco: xote, forró, frevo e até samba. Quadros, caixinhas e artesanatos produzidos por associações estão expostos por todo o espaço de entrada e ficarão por lá até o final da próxima semana.
“São eventos como este que mostram a população que estamos aqui. Lutando por igualdade, mostrando nossas necessidades e avanços conquistados”, afirmou o gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Edimilson Silva. Segundo estimativas existem cerca de 230 mil pessoas com algum tipo de deficiência no Recife.
O Secretário de Política de Governo, Roberto Arraes, presente na abertura representando o Prefeito da cidade, que está em Brasília, cumprindo agenda oficial, falou da importância do movimento. “Este é um espaço para se reunir, para refletir e defender os direitos das pessoas com deficiência. E defender esses direitos significa defender um mundo mais igual”.
O evento encantou a ascensorista, Dalva Correia, que trabalha na Prefeitura há três anos. “Interessei-me muito por estes objetos produzidos por eles, pena que não estão à venda. Tenho um irmão com deficiência e sempre quis que ele fizesse alguma atividade como essa”.
A Prefeitura montou uma programação vasta para toda a semana. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.
Confira a programação.
21/08 - Sexta – feira
Abertura solene da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, às 9h, no hall da Prefeitura do Recife, com apresentação da banda do CERVAC e banda Vencedores Nordestinos. Na ocasião também haverá uma mostra de artistas com deficiência, que ficará exposta até o dia 28.
22/08 – Sábado
Ação do Identidade Cidadã na Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (praça Professor Barreto Campelo, nº1238, Torre), das 9h às 13h. O projeto atenderá entidades de pessoas com deficiência.
24/08 - Segunda-feira
Homenagem ao Bicentenário de Louis Braille, no gabinete do prefeito, às 9h30, com a entrega de placas a cinco instituições de cegos
25/08 - Terça-feira
Reunião ampliada do COMUD com a presença da Promotora de Justiça, Judite Borba, tendo como pauta a exposição sobre o Núcleo da Diversidade
26/08 - Quarta-feira Manhã de lazer no Jardim Botânico, de 09h às 12h
Palestra com o psicólogo familiar Luiz Schettini, às 14h, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
27/08 - Quinta- feira
Sessão solene na Câmara dos Vereadores, às 16h, com entrega de placa de homenagem ao criador do Software Dosvox e Musibraille, Antonio Borges
28/08 - Sexta- feira
Palestra sobre o Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), às 8h, com a participação do Deputado Federal Fernando Ferro, Laís Lopes, conselheira do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e Antônio Muniz, presidente da Associação Pernambucana de Cegos.
XXVI Passeata “Se tenho direito por que não sinto efeito?”. Concentração às 8h, no Centro de Reabilitação e Educação Especial (CREE), Mercado Público de Casa Amarela.
Simpósio: Sem acessibilidade não há inclusão, às 8h30, no auditório do IASC (Rua Imperial, nº203) Encerramento da semana e abertura da IV Edição dos Jogos Municipal da Pessoa com Deficiência, às 16h, no Geraldão

- - Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- - Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- - PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- - Seminário discute Conselho Municipal de Juventude
- - Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- - Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- - Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- - Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- - Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- - PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- - PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- - PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos
- - Prefeito assina termo de adesão à Campanha de Acessibilidade
- - Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- - Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- - PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- - PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- - PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- - PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- - Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública
|