Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

A TRAGÉDIA E A COMÉDIA NA LITERATURA SÃO TEMA EM SEMINÁRIO DO A LETRA E A VOZ
12:18 Sábado, 22 de Agosto de 2009

A dualidade entre os gêneros trágico e cômico na dramaturgia foi foco do seminário Literatura, literaturas: um olhar transatlântico, na tarde desta sexta-feira (21), dando sequência à programação de debates do 7º Festival Recifense de Literatura – A Letra e A Voz. Para essa mesa de debates foram convidados os professores e pesquisadores Luis Reis (UFPE) e Sandra Luna (UFPB), com apresentação de Anco Marco Tenório Vieira (UFPE).

A idéia inicial era que a palestra iniciasse com o tema O trágico na Literatura, com Sandra Luna, às 15h e, em seguida, passasse  a abordar a questão da comédia na literatura, com Luis Reis. Contudo, dada a complementaridade dos assuntos, foi formada uma única mesa de debates. O resultado desta mistura foi o melhor possível, proporcionando uma verdadeira aula sobre a origem histórica e a aplicação desses gêneros na atualidade. “São duas forças que traduzem o gênero dramático. Essa foi uma ótima oportunidade de estudar essas forças literárias que geram obras maravilhosas”, comentou Luis Reis.

Em sua explanação, Sandra Luna resgatou a origem do teatro, na antiga Grécia. Ela explicou que as tragédias e as comédias foram banidas na Idade Média, por volta do século IX e retornaria, mais tarde, por meio da própria igreja que as havia censurado. Esse novo teatro era feito dentro das igrejas mas, por começar a incluir conteúdo pagão nos textos, foi novamente expulso, passando a ser realizado em praças, o que ajudou a profissionalizar o teatro e disseminá-lo pelo mundo, com as trupes financiadas pela burguesia incipiente. No século VII, o primeiro texto a ser representado foi de Sêneca (em latim: Lucius Annaeus Seneca), que na época era lido mais como filósofo.

Sobre a comédia, levantou-se a questão de que o riso nunca foi citado para descrever esse gênero dramático. “Há uma série de definições sobre comédia, sem nenhuma menção ao riso”, comentou Sandra. Por definição, as comédias eram a representação do homem comum, de fatos do cotidiano, com final feliz. As tragédias, ao contrário, eram histórias sobre a queda de grandes heróis, sempre com um final ruim. Para ilustrar os gêneros literários, os palestrantes citaram várias referências como o teatro Nô japonês, a Divina Comédia de Dante Alighieri. Em apenas uma hora e meia, o seminário ajudou a enriquecer a platéia de conhecimento.

Matérias Relacionadas
- A Letra e A Voz promove bate papo com escritores
- Começa festival de cinema francês no Apolo-Hermilo
- Seminários discutem a presença francesa no pensamento contemporâneo
- Fernando Monteiro e Rita Olivieri-Godet lançam livros na Cultura
- Festa do Livro encerra o Festival Recifense de Literatura no domingo
- A Letra e A Voz lança revista e fanzine
- Reabertas as inscrições para oficina Abecedário
- Livro O Filósofo Voador tem lançamento no sábado
- Arquiteto catalão realiza oficina de Terminologia Urbana
- Paulo Trindade leva seu samba regional ao projeto Estação Arte
- Escritor Cristovão Tezza brinda público com palestra na Livraria Cultura
- A Letra e A Voz apresenta Fernando Monteiro e Rogério Pereira
- Seminário discute relação entre as literaturas brasileira e francesa
- A Letra e A Voz exibe "Geração 65: aquela coisa" nesta quinta (20)
- Mundo da música erudita é apresentado aos alunos do Bolsa Escola
- Direito Autoral e novas formas de editoração em foco no A Letra e A Voz
- Festival Présence et Passé du Cinema Français
- SPA das Artes Recife 2009 divulga Selecionados
- Oficina de Zine lança publicação
- Seminários discutem o livro desmaterializado


Enviar    Imprimir