Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Prefeitura do Recife homenageia o Bicentenário de Louis Braille Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA DO RECIFE HOMENAGEIA O BICENTENÁRIO DE LOUIS BRAILLE
11:27 Domingo, 23 de Agosto de 2009

O prefeito João da Costa homenageará, na manhã desta segunda-feira (24), o bicentenário de nascimento de Louis Braille. O evento acontece às 10h30, no Gabinete do Prefeito, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife. Na ocasião, serão entregues placas alusivas a cinco instituições.
 
A homenagem a Louis Braille, francês criador do código de leitura para cegos, que recebeu seu nome – braile –, faz parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, que teve início nesta sexta-feira (21). “A Prefeitura tem uma política inclusiva das pessoas portadoras de deficiência, entre eles, os cegos. E seguindo essa política, é importante lembrar de uma pessoa que deu uma contribuição tão significativa à toda a humanidade, ao criar este sistema de comunicação, principalmente para esse segmento da sociedade, que, por vezes, é esquecido. Essa homenagem demonstra a sensibilidade da Prefeitura e do prefeito João da Costa”, declara a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, que estará presente à solenidade.
 
O prefeito entregará placas alusivas ao Bicentenário de Louis Braille a cinco instituições que estão ligadas aos cegos ou que contribuem para a sua inclusão social. Receberão as placas a Associação Pernambucana de Cegos (Apec); Associação Beneficente de Cegos do Recife (Assobecer); Instituto Antônio Pessoa de Queiroz (Iapeq); Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB); e a Biblioteca Pública Castelo Branco. “São instituições importantes que estão instaladas em nossa cidade e que trabalham com o braile”, observou o titular da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, Edimilson Silva.
 
Louis Braille - Nascido no ano de 1809, em Coupvray, na França, foi o criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome, braille. Cego desde os três anos de idade, Louis nunca desistiu de estudar. Uma bolsa de estudos permitiu-lhe ingressar, em 1819, no Instituto para Jovens Cegos, em Paris, onde se ensinava a ler através da impressão de textos em papel muito forte, que permitia dar relevo às letras. Na época, Braille interessou-se por um sistema de escrita inventado pelo capitão Charles Barbier de La Serre - que cegara na Palestina - para transmissões noturnas em campanha, também baseado em pontos em relevo, e melhorou-o.

Em 1829, publicou o primeiro manual onde o novo código aparecia sistematizado, mas existem alguns documentos que provam que o jovem Louis já utilizava este alfabeto há pelo menos cinco anos. Nesta sua primeira versão do alfabeto Braille, o sistema estava praticamente definido, mas havia algumas combinações com traços que desapareceram oito anos depois, quando publicou a segunda versão da obra. Este alfabeto, de 1837, permaneceu praticamente inalterado até hoje.

Louis Braille morreu em 1852, mas deixou um legado imprescindível para a população cega mundial. Há mais de 150 anos que o braile é o meio usado por excelência pelos cegos para a leitura e escrita.

Matérias Relacionadas
- Semana da Pessoa com Deficiência promove Identidade Cidadã na Torre
- Semana da Pessoa com Deficiência é aberta com muita festa
- Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- Seminário discute Conselho Municipal de Juventude
- Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos
- Prefeito assina termo de adesão à Campanha de Acessibilidade
- Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros


Enviar    Imprimir