Cultura     Aniversário da Casa do Carnaval anima Pátio de São Pedro Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

ANIVERSÁRIO DA CASA DO CARNAVAL ANIMA PÁTIO DE SÃO PEDRO
00:00 Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009

Paulo Lopes
Festa foi comandada por personagens dos folguedos populares
Paulo Lopes
Comemoração foi pelos 19 anos de fundação do espaço

A noite desta terça-feira (25) foi para lá de animada na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro. O motivo foi a comemoração dos 19 anos de fundação do espaço. Com a presença do secretário de Cultura Renato L, do diretor de Gestão de Equipamentos Culturais, Fernando Augusto, e da gerente de Preservação do Patrimônio Imaterial, Carmem Lélis, a festa foi comandada por personagens clássicos dos folguedos populares, como Mateus – devidamente acompanhado de sua Catirina e ainda passistas da Escola Municipal de Frevo e integrantes da Ciranda Dengosa.

O outro motivo de comemoração foi o lançamento da exposição e livro “Os Caretas de Triunfo – A força da Brincadeira” – fruto da pesquisa de mestrado da antropóloga e artista plástica Graça Costa. De acordo com Graça, a intenção do livro é investigar a vida do sertanejo fora dos recortes mais conhecidos, como aqueles do sofrimento causado pela seca e variações: “A brincadeira dos Caretas é quase centenária e reflete as relações entre os moradores da cidade e as famílias. Cada treca (grupo de caretas) passa o ano todo montando seus personagens, imaginando que mensagens pretendem passar”, explica.

Já Carmem Lélis, que dirige a Casa do Carnaval, fez questão de ressaltar a relevância da noite para a cultura de modo geral. “Estamos referendando a força da nossa diversidade. Trazendo os brincantes, estamos reafirmando a importância e aumentando a visibilidade do costume de brincar, coisa que não podemos deixar morrer, uma vez que são a expressão máxima da cultura do nosso povo. Sem brincar, o homem não se desenvolve, sem cultura não há cidadania”, ressalta.

- PCR abre inscrições para Concurso de Agremiações Carnavalescas
- CFAV abre inscrições para oficina “A arte, o desejo, o corpo”
- Prefeitura promove palestras para debater crise mundial e Cultura
- Festa do Livro encerra Festival A Letra e a Voz