Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

COMERCIANTES DO CAMELÓDROMO RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE
00:00 Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

Com o objetivo de melhorar a limpeza no Calçadão dos Mascates, a Prefeitura do Recife iniciou, na última quarta-feira (26), uma série de palestras com representantes dos 1.077 permissionários que atuam no Camelódromo para esclarecer sobre horários da coleta e as formas adequadas de depositar o lixo produzido no local. Dentro da programação, os comerciantes assistiram a vídeos e tomaram conhecimento da legislação de limpeza urbana que prevê, inclusive, multas para quem age de maneira errada no manuseio dos resíduos sólidos. A campanha prosseguirá até a próxima semana e é coordenada pela Emlurb em parceria com a Csurb.

O primeiro momento das discussões junto aos permissionários foi a exibição do vídeo “O meio ambiente começa no meio da gente”, em que são apresentados problemas relacionados ao lixo e iniciativas adotadas por associações recifenses para combater a poluição. Logo após, foram apresentados aos 32 participantes uma série de fotos com flagrantes de ações irregulares, dentro do Calçadão dos Mascates, como o depósito de lixo mal fechado ou até na área para onde escoam as águas das chuvas.

O grupo de permissionários ainda foi alertado sobre a possibilidade de multa para quem não seguir os procedimentos corretos de descarte de resíduos. “Em setembro, entregaremos a legislação especifica à limpeza urbana para todos os permissionários e, a partir de outubro, uma equipe de fiscalização promoverá vistorias para identificar se as infrações continuam a ocorrer. Se for detectada alguma ação irregular faremos uma advertência e poderemos até multar os infratores em valores que vão de R$ 38 a 310”, adiantou a assessora socioambiental da Emlurb, Jane Cristina.

A permissionária Cícera Maria participou da reunião e aprovou a iniciativa. “Não adianta nós separarmos nosso lixo todo dia se ainda existem pessoas que jogam todo tipo de material na avenida e até próximo de nossos boxes. Esse trabalho é bom porque irá melhorar nosso ambiente de trabalho e servirá de aviso para quem não se comportar de forma correta”, falou a comerciante.

A campanha ambiental foi uma solicitação de parte dos permissionários que esteve presente ao Fórum Temático de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Orçamento Participativo, ocorrido em junho deste ano. A ação será desenvolvida ainda nesta sexta-feira (28) para os comerciantes dos módulos 4 e 5 e, na próxima semana, será feita uma reunião com todos os participantes cadastrados dos cinco módulos que não puderam comparecer nos dias agendados.

Matérias Relacionadas
- Comunidade aprende a reaproveitar o lixo
- Prefeitura promove oficina de reaproveitamento de lixo
- Mutirão reforça serviço de capinação no Recife
- Prefeitura faz mutirão para capinar mais 30 vias
- Vital afirma que Recife tem coleta de lixo domiciliar regularizada
- Mutirão remove mais de 500 toneladas de lixo na cidade
- Domingo terá novo mutirão de coleta
- PCR pagará até um salário mínimo aos catadores
- Bairros do Recife terão calendário de coleta de lixo
- João da Costa confere mutirão de limpeza em 40 bairros
- Festa da Padroeira do Recife terá esquema especial de limpeza
- Prefeito do Recife concede coletiva sobre coleta de lixo
- Mutirão de limpeza beneficia 760 famílias no Cordeiro
- Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- PCR promove mais um mutirão de limpeza
- Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo
- Prefeito acompanha mutirão de limpeza
- Projeto ensina moradores a reaproveitar o lixo
- Recife e Jaboatão fecham acordo para novo aterro metropolitano


Enviar    Imprimir