Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

COMUNIDADE APRENDE A REAPROVEITAR O LIXO
00:00 Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), levou, nesta quinta-feira (27), o projeto Reaproveitar com Arte para a comunidade da Rua do Rio, no Jiquiá. O objetivo é estimular a preservação do meio ambiente através da arte. A oficina será ministrada até o dia 02 de setembro, por um arte-educador e um articulador social. As aulas acontecem a partir das 14h e têm duas horas de duração.

Durante o curso, os moradores da comunidade irão aprender sobre limpeza de ruas e canais e também conhecerão técnicas para transformar os resíduos descartados, como garrafas PET e tampinhas em brinquedos, bijuterias e artigos de decoração. A cada dia os alunos produzirão uma peça diferente.

“Nessa primeira aula, procurei ensinar a eles sobre a importância dos três R: reduzir, reaproveitar e reciclar. É importante que a comunidade entenda que nem tudo o que está no lixo é lixo. Cerca de 80% desse material pode ser reaproveitado. Além da preservação, esse trabalho também serve para gerar renda para essas famílias”, disse a arte-educadora, Maria Gorete Xavier.

As aulas acontecem na casa da líder comunitária, Ana Maria Celestino. “Estou muito feliz com essa oportunidade que a Prefeitura está nos proporcionando. O curso serve para o aprendizado e a socialização dessas pessoas”, disse. A resposta está sendo imediata. “Estou tendo noções de reciclagem e de trabalhos manuais. E o mais importante é que nós mesmos trazemos o material que será usado durante as aulas, ajudando a manter a comunidade limpa”, explicou a aluna, Simone Jaqueline, que é dona de casa e pretende vender os objetos que irá criar.

Após a conclusão da oficina, será agendado um dia para a entrega dos certificados e apresentação dos trabalhos produzidos. O projeto Reaproveitar com Arte é desenvolvido desde 2006 e já foi realizado em mais de 30 comunidades do Recife. “Nas áreas onde atuamos já percebemos que a comunidade diminuiu o despejo de lixo nos canais. Além de ser uma ação ecologicamente correta, acarreta em maior tempo de limpeza do canal, diminuindo os custos da Prefeitura na desobstrução da rede de drenagem e ajudando a evitar os transbordamentos causados pelo acúmulo de lixo e a presença de animais vetores de doenças”, explicou a assessora sócio-ambiental da Empresa Metropolitana de Limpeza Urbana (Emlurb), Jane Cristina.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura promove oficina de reaproveitamento de lixo
- Mutirão reforça serviço de capinação no Recife
- Prefeitura faz mutirão para capinar mais 30 vias
- Vital afirma que Recife tem coleta de lixo domiciliar regularizada
- Mutirão remove mais de 500 toneladas de lixo na cidade
- Domingo terá novo mutirão de coleta
- PCR pagará até um salário mínimo aos catadores
- Bairros do Recife terão calendário de coleta de lixo
- João da Costa confere mutirão de limpeza em 40 bairros
- Festa da Padroeira do Recife terá esquema especial de limpeza
- Prefeito do Recife concede coletiva sobre coleta de lixo
- Mutirão de limpeza beneficia 760 famílias no Cordeiro
- Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- PCR promove mais um mutirão de limpeza
- Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo
- Prefeito acompanha mutirão de limpeza
- Projeto ensina moradores a reaproveitar o lixo
- Recife e Jaboatão fecham acordo para novo aterro metropolitano
- Prefeitura faz mutirão de limpeza na cidade


Enviar    Imprimir