Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

LÉSBICAS PARTICIPAM DE CAMINHADA NO CENTRO DA CIDADE
00:00 Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

“Amamos mulheres e estamos nas ruas pelo fim da lesbofobia”. Foi com esta mensagem que lésbicas da Cidade concentraram-se no Parque 13 de Maio, na tarde desta sexta-feira (28), para a II Caminhada da Visibilidade Lésbica. O evento, em celebração ao Mês da Visibilidade Lésbica, e realizado pelo Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco e por diversas associações do segmento, teve o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria da Mulher e da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; além do Governo do Estado.

A passeata contou com carro de som e as participações do Afoxé Alafin Oyó e do Maracatu Almirante do Forte, e reuniu militantes do movimento LGBT e populares, todos em torno de um mesmo objetivo: combater a lesbofobia e todo o tipo de discriminação, assim como enaltecer a luta pelos direitos e pelo respeito ao segmento diante da sociedade. “Esta caminhada é uma afirmação do segmento num combate efetivo ao preconceito. É um movimento contra a lesbofobia e a favor do respeito e dos direitos das lésbicas”, classificou a assessora executiva da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz.

O evento desta tarde é apenas uma entre milhares de ações e atividades que estão sendo realizadas em todo o País, e remetem à comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), que foi instituído em 1996, no primeiro Senale – Seminário Nacional de Lésbicas –, realizado no Rio de Janeiro. O Senale foi responsável pela I Caminhada, ocorrida em 2006. Segundo a gerente da Livre Orientação Sexual do Recife (Glos), Rivânia Rodrigues, esta II Caminhada representa um avanço para o segmento, que se organizou a partir da criação do Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco, através de um pacto federativo firmado no mês passado, consolidando ainda mais a luta pela visibilidade lésbica. “Neste sentido, as mulheres lésbicas vêm às ruas para colocar o que é mais importante, que é ‘sair do armário’. A caminhada vem fortalecer esse grande objetivo, que é dizer não à lesbofobia”, disse Rivânia.

No fim da tarde, o movimento iniciou a caminhada, que seguiu até o Pátio do Carmo, no bairro de São José, onde uma programação cultural aguardava os participantes. O show de Jaine Elme e o recital da poetisa Cida Pedrosa fecharam a programação. A cabeleireira Rosely Batista da Silva, que participou do evento, alertou sobre a necessidade de não se perder de vista o objetivo do momento. “Temos de mostrar o nosso lado bom. Mostrar que, independente de gostarmos de pessoas do mesmo sexo, nós também gostamos de respeitar as pessoas, a sociedade. Respeito se dá e respeito queremos de volta”, enfatizou.

 

Matérias Relacionadas
- Seminário debate Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência
- Criador de softwares para pessoas com deficiência recebe homenagem
- Secretária de Direitos Humanos participa da 1ª CONSEG em Brasília
- PCR realiza 2ª palestra do Fórum de Direitos Humanos
- PCR apóia caminhada pela Visibilidade Lésbica
- Escola Municipal participa da Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife homenageia o Bicentenário de Louis Braille
- Semana da Pessoa com Deficiência promove Identidade Cidadã na Torre
- Semana da Pessoa com Deficiência é aberta com muita festa
- Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- Seminário discute Conselho Municipal de Juventude
- Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade


Enviar    Imprimir