Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MUSEU MURILLO LA GRECA PROMOVE VISITAS TEMÁTICAS
18:14 Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

O Museu Murillo La Greca (MMLG), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, lança o projeto “Que tal esse sábado...”, que tem como objetivo estimular o público em geral a conhecer o espaço, seu acervo e suas exposições sazonais. Para o pontapé inicial, a equipe do MLG programou para este sábado (29), às 15h, uma visita teatralizada, cujo tema é o próprio pintor Vicente Murillo La Greca, uma vez que estamos no mês de nascimento do artista.

De acordo com Gleyce Heitor, responsável pelo Núcleo de Arte Educação do MLG, serão oferecidas visitas temáticas por duas vezes a cada mês, sempre nas tardes de sábado. “A idéia é que as famílias aproveitem a folga do fim de semana e venham fazer um programa cultural e divertido, sempre com um tema diferente, que anunciaremos antecipadamente”, comenta. Além do sábado 29, já está definido o tema do dia 5 de setembro, que vai abordar a exposição Amplificadores, projeto do MMLG onde artistas, arte educadores e curadores participam de seleção para exposições temporárias nos espaços do museu.

Sobre o Artista - Filho de italianos, nascido em Palmares - PE, teve seu interesse artístico despertado no Recife, ainda criança, e sua formação construída entre o Rio de Janeiro – onde freqüentou o importante atelier BERNADELLI – e Roma. De volta ao Recife, participa da fundação da Escola de Belas Artes, em 1939.

A anatomia humana é desenvolvida pelo artista ao longo da sua produção com forte influência da “Real Academia Del Nudo” onde estudou por 8 anos. Produziu intensamente por mais de 70 anos, deixando, por ocasião da sua morte, em julho de 1985, um acervo com 1.400 desenhos e 240 pinturas, cartas trocadas com Portinari e Giacometi, além de vários discos e mobiliários.

O Museu, instalado numa residência construída nos anos 60, de arquitetura modernista, foi inaugurado em 12 de dezembro de 1985, pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) com o objetivo de abrigar a coleção de obras do pintor – composta por desenhos de técnicas variadas como fusain, crayon, sanguínea, pastel, aquarela, “esfumato”, afresco e pinturas, além de objetos pessoais e mobiliários – doado, na sua integridade, à (FCCR), processo acompanhado na época pelo próprio pintor.

O acervo foi catalogado e inventariado para constituir o que seria a Casa/Atelier do pintor, que veio a falecer antes da sua conclusão. No Museu também se encontram estudos feitos sobre uma obra executada na Basílica de Nossa Senhora da Penha, Os três Evangelistas, exemplo único no Brasil de um verdadeiro afresco.

Serviço:
Projeto Que tal esse sábado... – Visita teatralizada sobre Murillo La Greca
Data: 29 de agosto
Horário: 15h
Local: Museu Murillo La Greca - Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 - Parnamirim

Matérias Relacionadas
- Museu Murillo La Greca oferece novas oficinas e cursos
- Crianças aprendem a fazer vídeos de animação no Murillo La Greca
- Murilo La Greca sedia lançamento de títulos
- Bate-papo sobre curadoria no Museu Murilo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga lança programação especial para o São João 2009
- Museu da Cidade abre exposição sobre museus
- Murillo La Greca abre exposição in memorian ao artista Jeveva
- Murillo La Greca inicia curso de pintura para crianças
- Murillo La Greca Homenageia artista plástico
- Murillo La Greca lança várias atividades culturais
- Convite Coletiva de Imprensa
- Museu exibe vídeo Traços de Murillo La Greca
- Murillo La Greca abre seleção para curadorias
- Museu da Cidade oferece história e teatro
- Oficina de cerâmica inicia no Murillo La Greca
- Museu do Recife teatraliza a história da cidade
- Murillo La Greca realiza inscrições para curso de argila
- Museu da Cidade do Recife promove ação educativa
- Oficina de encadernação artesanal acontece no Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife comemora 27 anos homenageando Frei Caneca


Enviar    Imprimir