Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SEMINÁRIO DEBATE ESTATUTO E A CONVENÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
00:00 Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã articulou, na manhã desta sexta-feira (28), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), um seminário para debater o Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência. O evento, que encerra a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência promovida pela Prefeitura do Recife, reuniu representantes da sociedade civil, entidades ligadas ao movimento da Pessoa com Deficiência e gestores públicos. A mesa foi composta pelo deputado federal Fernando Ferro; pela assessora executiva da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz; pelo gerente da Pessoa com deficiência, Edimilson Silva; e por Antônio Muniz, presidente da Associação Pernambucana de Cegos.

Niedja Queiroz fez a Coordenação da mesa e ressaltou o compromisso da gestão do prefeito João da Costa na causa das pessoas com deficiência. ”Esse debate aqui é um fortalecimento do movimento na luta pelos nossos direitos. É importante sempre estarmos juntos. Sabemos da dificuldade de transformar uma grande cidade como Recife totalmente acessível, mas trabalhamos cada vez mais para melhorar” disse a assessora.

Segundo Antônio Muniz, é importante estudar a legislação da pessoa com deficiência e aprimorá-la. ”O Brasil é campeão em leis da pessoa com deficiência, mas muitas ainda são descumpridas. É importante ouvir o segmento para os parlamentares formularem as leis. É preciso estudar nossa convenção. No Recife nós temos um conselho municipal muito importante e atuante que trabalha pela nossa cidadania.” afirmou.


O deputado federal Fernando Ferro informou que foi criada uma frente parlamentar para tratar a defesa da pessoa com deficiência. ”Aqui nós fazemos um debate sobre a afirmação da democracia no Brasil. Para reforçar isso, vocês têm que estar no centro do debate. Devemos enfrentar o preconceito e a exclusão”, disse Ferro aos presentes.

Sobre a Convenção e o Estatuto - A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU em 13 de dezembro de 2006, em reunião da Assembléia Geral para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, é um marco para muitos militantes da justiça e equidade sociais e para seu público destinatário. Em 1981, o Ano Internacional da Pessoa Deficiente também representou um divisor de águas, fazendo o Brasil avançar no atendimento às pessoas com deficiência, no modelo de integração, vigente naquele período.

Com o tema elevado à categoria de tratado do direito internacional, a Convenção surgiu para promover, defender e garantir condições de vida com dignidade e a emancipação dos cidadãos e cidadãs do mundo que apresentam alguma deficiência. O estatuto da Pessoa com Deficiência é um projeto do senador Paulo Paim (PT/RS) e está em fase de tramitação no Senado Federal. O Estatuto se destina a assegurar a integração e a inclusão social e o pleno exercício dos direitos individuais e coletivos das pessoas que apresentam limitação em suas atividades devido à sua deficiência. Também objetiva introduzir no ordenamento jurídico brasileiro, lei que defina claramente os direitos das pessoas com deficiência.

Matérias Relacionadas
- Criador de softwares para pessoas com deficiência recebe homenagem
- Secretária de Direitos Humanos participa da 1ª CONSEG em Brasília
- PCR realiza 2ª palestra do Fórum de Direitos Humanos
- PCR apóia caminhada pela Visibilidade Lésbica
- Escola Municipal participa da Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife homenageia o Bicentenário de Louis Braille
- Semana da Pessoa com Deficiência promove Identidade Cidadã na Torre
- Semana da Pessoa com Deficiência é aberta com muita festa
- Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- Seminário discute Conselho Municipal de Juventude
- Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos


Enviar    Imprimir