Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Fórum Recife de Envelhecimento Ativo trata sobre Cuidadores de Idosos Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

FÓRUM RECIFE DE ENVELHECIMENTO ATIVO TRATA SOBRE CUIDADORES DE IDOSOS
00:00 Terça-feira, 1 de Setembro de 2009

Inaldo Lins
Geninha da Rosa Borges fez uma apresentação teatral
Geninha da Rosa Borges fez uma apresentação teatral

Com o tema “Intergeracionalidade – Cuidadores de Idosos: Relação entre Gerações”, a Prefeitura do Recife promoveu mais um debate do II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo. A atividade aconteceu na tarde desta terça-feira (1º), no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE, na Boa Vista. A palestra foi comandada pela pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Dra. Isolda Belo, contando ainda com a participação da professora da rede municipal do curso de Cuidador de Idosos, Nyedja Cristina de Lacerda, e da representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Marly Costa.

O evento foi aberto com uma pequena apresentação da atriz Geninha da Rosa Borges, que leu um texto intitulado “Aposentada”. Em seguida, o grupo Velha Guarda de Areias promoveu um momento cultural, com a apresentação “Recife Manhã de Sol”. Na ocasião, a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, deu as boas-vindas aos participantes e prestigiou as apresentações. A mesa de debates foi aberta em seguida, tratando do tema relativo aos Cuidadores de Idosos. “Esse trabalho de lidar com as pessoas da Terceira Idade é muito importante, pois hoje o Brasil tem um crescente aumento na expectativa de vida de sua população e no número cada vez maior de idosos”, explicou a professora Nyedja Cristina.

Para Berenice Gonçalves, o encontro é muito proveitoso. “Sinto-me honrada em poder participar”, afirmou. Aluna da 8ª série do programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Cecília Meireles, Berenice voltou a estudar aos 65 anos de idade. “No começo senti muita vergonha em não saber das coisas. Mas hoje eu não quero mais parar, sonho em terminar o segundo grau e fazer uma faculdade”, revelou. Animada com seu progresso, a aluna declamou uma poesia de sua autoria para os participantes, uma pequena amostra de seus trabalhos. “Estou inscrita no Prêmio Talentos da Maturidade do Banco Real, concorrendo com a poesia O Sertão. Estou muito feliz. Posso afirmar que nunca é tarde para aprender”, revelou, com entusiasmo, influenciando outros idosos a participarem. O II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo reúne diversos segmentos da sociedade, a comunidade acadêmica e organizações governamentais e não-governamentais que trabalham ou se interessam pelo tema e querem socializar experiências e intercâmbio de posturas e concepções.

 

Matérias Relacionadas
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal se reúne para acompanhamento do Pronasci
- Cuidados com idosos são discutidos no Fórum de Envelhecimento Ativo
- Lésbicas participam de caminhada no centro da Cidade
- Seminário debate Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência
- Criador de softwares para pessoas com deficiência recebe homenagem
- Secretária de Direitos Humanos participa da 1ª CONSEG em Brasília
- PCR realiza 2ª palestra do Fórum de Direitos Humanos
- PCR apóia caminhada pela Visibilidade Lésbica
- Escola Municipal participa da Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife homenageia o Bicentenário de Louis Braille
- Semana da Pessoa com Deficiência promove Identidade Cidadã na Torre
- Semana da Pessoa com Deficiência é aberta com muita festa
- Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil
- Seminário discute Conselho Municipal de Juventude
- Seminário debate ações da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública


Enviar    Imprimir