Atalhos de navegação:

    Gabinete do Prefeito     João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009 Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

JOÃO DA COSTA EMPOSSA DELEGADOS TEMÁTICOS DO OP 2009
00:00 Terça-feira, 1 de Setembro de 2009

Fernando Silva
Prefeito ressalta satisfação com resultados do OP
Prefeito ressalta satisfação com resultados do OP
Fernando Silva
Ato foi realizado no Teatro de Santa Isabel
Ato foi realizado no Teatro de Santa Isabel

A Cidade do Recife e sua população viveu, na noite desta terça-feira (1º), mais um momento de participação democrática e exercício da cidadania, durante a solenidade de posse dos 446 delegados eleitos nas plenárias temáticas do Ciclo 2009 do Orçamento Participativo do Recife. O prefeito João da Costa empossou os novos representantes durante o ato realizado no Teatro de Santa Isabel, e que contou também com a presença de secretários municipais, assessores executivos, vereadores, a equipe do OP e convidados. Este ano, o ciclo temático teve como novidade a ampliação do número de plenárias de sete para nove, com a inclusão da plenária LGBT e o desmembramento de Turismo da reunião de Desenvolvimento Econômico. Ao final da cerimônia oficial, o prefeito, delegados eleitos e equipe de governo prestigiaram a apresentação da Banda Sinfônica do Recife, regida pelo maestro Nenéu Liberalquino.
 
Bastante aplaudido pelo público presente, o prefeito João da Costa ressaltou durante o discurso sua satisfação com o resultado alcançado pelo OP 2009. “Percebemos que as plenárias temáticas ganharam muito mais vitalidade, sempre cheias e movimentadas. Toda essa participação resume-se num conjunto, não só de obras, mas de luta para romper com as diferenças e o preconceito, e isso se constitui na cidadania em sua essência”, informou o gestor. Ainda de acordo com o prefeito, o Orçamento Participativo deve ser um organismo do povo do Recife. “No OP nós descobrimos a cada dia um valor importante, que é o da solidariedade, pois não é só pensar na sua rua ou comunidade, mas pensar na cidade como um todo, e isso só é possível quando trabalhamos todos juntos”.
 
Representando os delegados eleitos no Fórum Temático de Cultura, a educadora Cristiana Lopes, ressaltou com o OP transformou a história da cultura na cidade do Recife nos últimos anos. “Foi do fórum que saíram políticas públicas importantes como o Conselho Municipal de Cultura e as conferências municipais. Eu respiro e transpiro cultura, e através das reuniões aprendi a vivência da cidadania de fato”. Para a delegada, um dos aspectos do Orçamento Participativo é a interlocução entre as comunidades. “É um momento para conhecer outras pessoas e se articular com os movimentos, sendo um espaço de consolidação da cidadania, que nenhuma outra gestão realizou pelo Recife”, disse Cristiana Lopes.
 
O secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, destacou as grandes mudanças na cidade conquistadas pelo OP ao longo dos últimos nove anos. “O programa só existe pela vontade política e é dessa forma que acreditamos que o município deve ser: ouvindo a população, pois temos a vontade de discutir e debater as ações junto com o povo do Recife”. Quem também reforçou a função do programa foi o vereador Jairo Brito (PHS), que se declarou apaixonado pela atuação do Orçamento Participativo. “Foi o OP que me despertou a vontade de lutar pelos assuntos da comunidade. Faço questão de lutar por obras que revitalizem e melhorem a qualidade de vida das pessoas. O grande vencedor é o povo da cidade”, afirmou o parlamentar.   

Os delegados temáticos serão responsáveis por acompanharem as discussões e implantações das políticas públicas que foram votadas pela população no ciclo de plenárias, que foram realizadas de 1º a 10 de agosto, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife. Durante os encontros realizados no último mês, foram decididas as ações prioritárias de cada temática e eleitos os delegados e delegadas, que terão a missão de fiscalizar as políticas públicas da cidade. Os eleitos são parte dos delegados do OP, com uma atribuição mais específica em relação aos delegados das regionais, pois têm a responsabilidade de fiscalizar e controlar as políticas públicas e ações para o município divididas pelos respectivos temas.

Antes de entrarem no teatro para a solenidade, os representantes eleitos assinaram o livro de posse. O próximo passo dos delegados e delegadas do ciclo temático é participar de reuniões dos fóruns específicos, onde serão capacitados sobre Orçamento Participativo e definirão os nomes para ocuparem as vagas de conselheiros e coordenadores do Conselho do Orçamento Participativo – COP.

A solenidade de posse dos delegados e delegadas do OP foi prestigiada pelo chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, e pelos secretários municipais Roberto Arrais (Governo), Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), Gustavo Couto (Saúde), Karla Menezes (Assistência Social), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Renato Lins (Cultura), Ruth Vieira (Gestão Estratégica e Comunicação Social) e Samuel Oliveira (Turismo). Também participaram do evento o coordenador do OP, Augusto Miranda, a titular da Coordenadoria da Mulher, Juliana Cesar, a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix e a assessora executiva de Desenvolvimento Econômico, Anita Doubex. 

O Ciclo Temático - Em 2009 foram realizadas as plenárias da Mulher, Direitos Humanos, Negros e Negras, Desenvolvimento Econômico, LGBT, Turismo, Cultura, Assistência Social e Educação. Em cada uma, o público presente teve a missão de escolher três temas que considerava prioritários e, dentro de cada tema, uma ação a ser implementada. As propostas mais votadas serão encaminhadas à gestão municipal para a construção as políticas públicas da cidade. A diretora de Articulação Intersetorial, Rosana Soares, destacou a importância da renovação que vem ocorrendo no ciclo a cada ano, para o sucesso do projeto. “Estamos sempre renovando e abrindo espaço para que novos segmentos tenham voz e vez na gestão, como foi o caso do LGBT. Isso, certamente, motiva as pessoas a participar e trazer sua contribuição para a construção de políticas públicas cada vez mais justas para a cidade”.
 
A inclusão da plenária LGBT é o cumprimento de um compromisso assumido pelo prefeito João da Costa. Este segmento, que antes estava integrado à plenária de Direitos Humanos, ganhou seu próprio espaço garantindo as políticas públicas específicas para esse segmento. Já a plenária de Turismo fez-se necessária devido à mudança da política municipal para o setor que vem ocorrendo há cerca de dois anos. A ampliação do foco de discussão com a descentralização da atividade, o fortalecimento do turismo interno, entre outros, atraiu um público específico que hoje necessita de um espaço próprio para o aprofundamento das questões.
 
OP Recife 2009 – O Orçamento Participativo do Recife em 2009 já registra a participação de 83.541 pessoas nas três primeiras etapas: plenárias regionais, temáticas e urnas eletrônicas. Ao todo são 2.481 delegados e delegadas, sendo 446 temáticos e 2.035 regionais. A última etapa, a votação pela internet, tem início na próxima quinta-feira (03).

Matérias Relacionadas
- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Termina hoje a votação pela internet do OP 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras


Enviar    Imprimir