Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SEMINÁRIO APRESENTA METODOLOGIA DO DISQUE 100 A GESTORES MUNICIPAIS
00:00 Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009

Gestores municipais das cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes reuniram-se, na tarde desta sexta-feira (11), no auditório da Empresa Municipal de Informática (Emprel), para acompanhar o Seminário Disque 100. A iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), tem o objetivo de apresentar a metodologia do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) e do Disque 100.

A coordenadora do Programa de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes da SEDH/PR, Leila Paiva, conduziu o seminário, apresentando aos gestores como funciona o Disque 100 – serviço de denúncias de violência e abuso contra crianças e adolescentes – e ressaltou a importância da municipalização do sistema deste serviço, que, atualmente, funciona em nível nacional, atendendo à demanda de todo o País. “Queremos apresentar aos gestores a metodologia utilizada no Disque 100, explicando sua categorização e o seu sistema de funcionamento. Nossa intenção é fortalecer disque locais, para que tenham a mesma metodologia e categorização do Disque 100. Ao municipalizar esse sistema, estaremos, principalmente, possibilitando que o atendimento esteja mais próximo da população”, explicou Leila.

Ao acompanhar o seminário, os gestores municipais puderam avaliar a possível implantação do sistema em suas respectivas cidades “Isso irá agilizar o andamento das denúncias e torná-las ainda mais próximas dos órgãos responsáveis pelas ações de prevenção e combate à violência e ao abuso contra crianças e adolescentes aqui no Estado. Temos a intenção de implantá-lo na Cidade”, declarou a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo, informando que, com a implantação do sistema, órgãos como o Município, o Ministério Público e a Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA), por exemplo, poderão atuar de forma mais integrada e eficiente.

Recife é a primeira cidade brasileira a receber o Seminário Disque 100. Para Leila Paiva, o pioneirismo da Cidade se deve ao fato de que a capital pernambucana foi uma das primeiras a manifestar interesse pela utilização do sistema do Disque 100. “O Município já nos sinalizou no sentido de que gostaria de implantar essa metodologia, por conta disso, nós achamos que essa cidade deveria ser a primeira a conhecer melhor o sistema”, explicou Leila.

Disque 100 - O Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Disque 100 – é um canal de comunicação da sociedade com o poder público. O serviço, que funciona em nível nacional, recebe e encaminha denúncias sobre violência sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, como tráfico, violência física e psicológica e negligência. Além disso, também realiza orientação e acompanhamento dessas denúncias, assim como fornece informações e dados que possam subsidiar políticas públicas e ações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

 

Matérias Relacionadas
- Metodologia do Disque 100 é discutida em seminário
- Ações em comemoração ao Mês da Diversidade têm apoio da PCR
- PCR realiza sensibilização sobre livre orientação sexual no Geraldão
- Encontro faz avaliação das ações do Pronasci no Recife
- Fórum Recife de Envelhecimento Ativo trata sobre Cuidadores de Idosos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal se reúne para acompanhamento do Pronasci
- Cuidados com idosos são discutidos no Fórum de Envelhecimento Ativo
- Lésbicas participam de caminhada no centro da Cidade
- Seminário debate Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência
- Criador de softwares para pessoas com deficiência recebe homenagem
- Secretária de Direitos Humanos participa da 1ª CONSEG em Brasília
- PCR realiza 2ª palestra do Fórum de Direitos Humanos
- PCR apóia caminhada pela Visibilidade Lésbica
- Escola Municipal participa da Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife homenageia o Bicentenário de Louis Braille
- Semana da Pessoa com Deficiência promove Identidade Cidadã na Torre
- Semana da Pessoa com Deficiência é aberta com muita festa
- Identidade Cidadã beneficia moradores da Torre
- Prefeitura apóia a campanha Trote Legal
- PCR apóia Seminário Estadual da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil


Enviar    Imprimir