Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

EMLURB

PREFEITURA PUBLICA LICITAÇÃO DA COLETA DE LIXO
12:13 Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009

A Prefeitura do Recife lançou no Diário Oficial deste sábado (12) a licitação para os serviços de coleta seletiva e lixo domiciliar, varrição, raspagem, capinação, pintura de meio-fio, lavagem de vias e mercados públicos, além da limpeza de faixa de areia nas praias. O edital está dividido em dois lotes equivalentes a 30% e 70% da área territorial da cidade. Para o primeiro lote, o investimento básico está orçado em R$ 136.924.545,00 e para o segundo contrato o valor estipulado é de R$ 455.721.744,20. Os vencedores do certame prestarão os serviços pelos próximos cinco anos.

Para a formulação do edital de licitação, os técnicos da Prefeitura levaram em consideração várias sugestões do Tribunal de Contas do Estado para reduzir os custos nas planilhas de preços. Por isso, alguns ajustes foram adotados em relação à pretensão inicial da PCR de mudança no padrão de limpeza a ser implantado no município. As principais alterações dizem respeito à meta de trabalho diária dos servidores.

“Esse edital está sendo fruto de várias reuniões de ordem técnica entre os profissionais da Emlurb e do TCE. Nestes encontros, especificamos as razões de se adotar cada tipo de equipamento, composição de preço, forma de cotação, verificação das quilometragens, depreciação dos equipamentos, mudanças de atividades na limpeza e as alterações urbanas sofridas na cidade. Vamos reduzir custos neste edital e a alternativa encontrada foi manter parte do padrão antigo, com menos servidores e prazos mais longos para serviço”, explica o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

Os novos contratos de licitação terão avanços. Toda a frota de caminhões compactadores e demais veículos de suporte da limpeza serão rastreados em tempo real para assegurar a qualidade do serviço prestado. A frota ainda terá uma reserva técnica de veículos superior ao exigido na atualidade a fim de impedir falhas operacionais e agilizar a substituição dos equipamentos danificados.

Outra melhoria importante será a expansão da coleta seletiva para alguns bairros do Lote I. Além dos 45 bairros já atendidos na área II, serão beneficiadas pelo novo contrato as comunidades de Jardim São Paulo, Cidade Universitária, Várzea, Estância, Areias, Barro, Iputinga e Caxangá. Assim, a partir do início dos novos contratos, estes bairros receberão o caminhão da coleta seletiva uma vez por semana.

O novo contrato ainda trará melhorias nas condições de trabalho dos funcionários (transporte e o fornecimento de água no local de atuação) e a adoção da pintura de meio-fio com duas tonalidades (cinza e branca). Este tipo de pintura zebrada propicia, segundo especialistas em trânsito, uma impressão aos condutores de maior velocidade ao trafegar pelas vias. Com isso, os motoristas são induzidos a diminuírem ou, pelo menos, manterem a mesma velocidade.

Nas outras operações, a Prefeitura manterá o padrão adotado nos últimos anos. A coleta de lixo domiciliar será diária em áreas estratégicas do ponto de vista operacional, histórico e turístico - os bairros do Recife, São José, a Orla de Boa Viagem, grandes corredores e locais de infra-estrutura deficitária. Já a coleta alternada ocorrerá somente em 38 bairros da cidade como Imbiribeira, Afogados, Iputinga, Aflitos, Arruda e Santo Amaro.

Localidades com coleta diária

RPA-06: Ibura, Jordão, Pina (parcial), Brasília Teimosa, Três Carneiros, Cohab e Lagoa Encantada;

RPA-05: Mangueira (parcial), Areias, Caçote, Barro, Coqueiral, Curado, Sancho, Tejipió e Totó;

RPA-04: Várzea, Monsenhor Fabrício, Brasilit, Cidade Universitária e Iputinga (parcial);

RPA-03: Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, vasco da Gama, Brejo de Beberibe, Brejo da Guabiraba, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Passarinho e Pau-Ferro;

RPA-02:Campina do Barreto (parcial), Peixinhos (parcial), Água Fria, Alto Santa Teresinha, Bomba do Hemetério, Beberibe, Dois Unidos e Linha do Tiro;

RPA-01: Bairro do Recife, Santo Antônio, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, São José, Soledade, Colehos, Coque e Joana Bezerra.

Áreas com coleta alternada
RPA-06: IPSEP, Imbiribeira, Setúbal, Boa Viagem e Pina (parcial);
RPA-05: Estância, Jiquiá , Afogados, San Martin, Bongi, Mangueira (parcial) e Mustardinha;

RPA-04: Iputinga (parcial), Torrões, Engenho do Meio, Torre, Madalena, Zumbi, Ilha do Retiro, Prado, Sítio das Palmeiras e Cordeiro;

RPA-03: Aflitos, Alto do Mandu, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Apipucos, Derby, Jaqueira, Graças, Espinheiro, Santana, Parnamirim, Casa Amarela, Casa Forte, Poço, Monteiro e Tamarineira;

RPA-02: Cajueiro, Arruda, Torreão, Fundão, Porto da Madeira, Hipódromo, Campo Grande, Rosarinho, Encruzilhada, Ponto de Parada, Peixinhos (parcial) e Campina do Barreto (parcial);

RPA-01: Santo Amaro.

Matérias Relacionadas
- Praia Limpa conscientiza banhista para não jogar lixo na orla
- Mercado de São José é o primeiro a receber o mutirão de serviços
- Comerciantes do camelódromo recebem orientação sobre Meio Ambiente
- Comunidade aprende a reaproveitar o lixo
- Prefeitura promove oficina de reaproveitamento de lixo
- Mutirão reforça serviço de capinação no Recife
- Prefeitura faz mutirão para capinar mais 30 vias
- Vital afirma que Recife tem coleta de lixo domiciliar regularizada
- Mutirão remove mais de 500 toneladas de lixo na cidade
- Domingo terá novo mutirão de coleta
- PCR pagará até um salário mínimo aos catadores
- Bairros do Recife terão calendário de coleta de lixo
- João da Costa confere mutirão de limpeza em 40 bairros
- Festa da Padroeira do Recife terá esquema especial de limpeza
- Prefeito do Recife concede coletiva sobre coleta de lixo
- Mutirão de limpeza beneficia 760 famílias no Cordeiro
- Prefeitura anuncia nova licitação para limpeza urbana
- PCR promove mais um mutirão de limpeza
- Outro mutirão reforça coleta no domingo (31)
- Moradores do Coque aprendem a preservar canais e reaproveitar lixo


Enviar    Imprimir