Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MURILLO LA GRECA SEDIA EXPOSIÇÃO TERMINOLOGIA URBANA
12:12 Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009

O resultado dos trabalhos elaborados pelos alunos da oficina Terminologia Urbana, promovida pelo Centro de Formação em Artes Visuais (Cfav), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, e ministrada pelo arquiteto catalão Pau Faus e pelo designer pernambucano Diogo Todë, já pode ser conferido até o dia 25 de setembro no Museu Murillo La Greca. A exposição foi aberta na noite desta terça-feira (15).

Fruto das caminhadas e das dinâmicas promovidas pelo workshop, os registros fotográficos do Recife foram transferidos para uma espécie de dicionário, onde uma nova terminologia urbana aplicada surgiu tendo como ponto de partida as ruas da Cidade. A exposição apresenta não só esse dicionário de verbetes particulares, como também várias das fotos feitas pelos oficineiros e seus alunos. A oficina já havia sido feita nas em Roma e Barcelona, mas o dicionário foi desenvolvido pela primeira vez no Recife. “A idéia é caminhar pela cidade e narrá-la a partir dessa experiência. Após tirar as palavras das ruas, os participantes devolveram os verbetes para o Município”, explicou Faus. Os participantes colaram adesivos com os verbetes para indicar de onde foram tiradas as palavras.

Durante as aulas o CFAV serviu de base de apoio, mas foram realizadas expedições exploratórias, buscando levantar informações sobre o bairro do Recife, observando-o, escutando-o, e experimentando-o, através do andar e do espreitar por suas ruas e locais públicos. “É como o processo contrário. Pegar a Cidade e fazer um dicionário aplicado a ela. Muito interessante”, comentou o assessor executivo da Secretaria de Cultura, Fernando Duarte, que acompanhou a mostra.

Além de ajudar a apresentar o Recife ao arquiteto catalão, Diogo Todë foi responsável pela publicação com o resultado do workshop.

Sobre o Artista – Pau Faus combina o seu trabalho profissional como um arquiteto a trabalhos criativos e de investigação no mundo da arte. Seus projetos partem da necessidade de conhecer, tão livremente quanto possível, as diferentes dinâmicas que compõem o que se entende por espaço público e autogestão. É integrante do coletivo Osservatorio Nomade, que baseia sua atuação artística na exploração por meio de expedições/caminhadas na periferia da cidade contemporânea.

Em 2008 Faus publicou o livro La Ciudad Jubilada: breve diccionario sobre los huertos informales en los rios de Barcelona, sobre as hortas e pomares informais em torno da cidade de Barcelona. Em 2009 concluiu o projeto We Can Xalant (ao lado do grupo A77, de Buenos Aires), no qual realizou um workshop para construir, com materiais reciclados, o pavilhão de um centro de arte. Mais informações sobre seu trabalho podem ser encontradas no site do artista (http://www. paufaus.net).

Serviço:
Exposição Terminologia Urbana
Abertura: 15 de setembro
Onde: Museu Murillo La Greca – Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Hora: a partir das 19h
Visitação: de 16 de setembro a 08 de outubro
De terça a sexta | 9h às 12h e das 14h às 17h
Sábado | das 14h às 17h
Agendamento de grupos: 3232-4276 | nae.mmlg@gmail.com

Matérias Relacionadas
- Murillo La Greca sedia exposição A Outra Vertigem
- Oficina Terminologia Urbana vira exposição no Murillo La Greca
- Oficina no Murillo La Greca investiga a gênese da arte
- Museu Murillo La Greca promove visitas temáticas
- Museu Murillo La Greca oferece novas oficinas e cursos
- Crianças aprendem a fazer vídeos de animação no Murillo La Greca
- Murilo La Greca sedia lançamento de títulos
- Bate-papo sobre curadoria no Museu Murilo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga lança programação especial para o São João 2009
- Museu da Cidade abre exposição sobre museus
- Murillo La Greca abre exposição in memorian ao artista Jeveva
- Murillo La Greca inicia curso de pintura para crianças
- Murillo La Greca Homenageia artista plástico
- Murillo La Greca lança várias atividades culturais
- Convite Coletiva de Imprensa
- Museu exibe vídeo Traços de Murillo La Greca
- Murillo La Greca abre seleção para curadorias
- Museu da Cidade oferece história e teatro
- Oficina de cerâmica inicia no Murillo La Greca
- Museu do Recife teatraliza a história da cidade


Enviar    Imprimir