Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

TERMINA HOJE A VOTAÇÃO PELA INTERNET DO OP 2009
00:00 Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009

Termina nesta sexta-feira (18), a quarta e última etapa de votação do Orçamento Participativo do Recife 2009: a votação pela internet. O cidadão vota acessando o site do OP e escolhendo uma das obras eleitas nas plenárias regionais ou uma política pública para a cidade. Qualquer pessoa pode votar, bastando para isso ser morador do Recife e não ter participado das outras etapas do processo.

Este é o terceiro ano que a internet integra o ciclo de votação do OP Recife. Aqui o morador da cidade que não participou de nenhuma das outras etapas, pode votar em uma das 180 ações ou obras eleitas nas plenárias regionais e, ainda, em um dos temas eleitos nas plenárias temáticas. Nesta fase não é possível incluir uma nova obra, mas alterar a ordem de prioridade até então definida.

Na primeira página do processo ele terá que digitar os dados obrigatórios: RG, CPF e endereço completo (incluindo CEP) e o e-mail. Aceito o cadastro, o usuário segue para a página da primeira votação que é das obras eleitas nas 18 microrregiões através das plenárias regionais. Para saber quais são essas ações, ele irá clicar em uma das microrregiões do Recife e nela aparecerão as dez obras escolhidas naquelas localidades. A votação pela internet permite que o cidadão possa escolher uma obra que não seja necessariamente de sua microrregião. Por exemplo: um morador de Casa Forte pode, pelo site, votar em uma obra de contenção de encosta na região do Ibura.

Depois de votar na obra, será a vez de escolher a política pública e os programas prioritários de governo para os nove temas trabalhados: Mulher, Negros e Negras, LGBT, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos. Importante destacar que o cidadão só poderá votar em apenas um tema e uma política pública. Caso não tenha interesse em votar num dos temas, a pessoa pode encerrar sua participação na primeira página de votação, ou seja, apenas na obra do bairro.

Este ano, o ciclo do OP Recife teve como novidades a ampliação do número de plenárias regionais (de 49 para 60) e de temáticas (de sete para nove), possibilitando uma maior participação do público na deliberação das obras e políticas públicas, que consideram importante para a cidade. Isso resultou também na quebra do recorde de participação do projeto que já ultrapassou a marca das 100 mil pessoas. O OP Recife já viabilizou em nove anos mais de 3.700 obras, um investimento em torno de R$ 319 milhões em toda a cidade.

Matérias Relacionadas
- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras


Enviar    Imprimir