Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITO ABRE OFICIALMENTE A 8ª PARADA DA DIVERSIDADE DO RECIFE
14:35 Domingo, 20 de Setembro de 2009

Bastante aplaudido, neste domingo (20), o prefeito do Recife, João da Costa, abriu oficialmente a 8ª Parada da Diversidade do Recife. Realizada na Avenida Boa Viagem, o evento abrigou milhares de pessoas que celebraram a alegria, a diversidade sexual, a livre expressão e a cidadania. Entre as autoridades presentes, estavam os deputados federais Maurício Rands e Paulo Rubens Santiago, o deputado estadual Isaltino Nascimento, o secretário das Cidades de Pernambuco, Humberto Costa, e também os secretários municipais Amparo Araujo (Direitos Humanos), Samuel Oliveira (Turismo), Karla Menezes (Assistência Social), Renato L (Cultura), e a assessora executiva de Direitos Humanos, Niedja Queiroz.
 
No seu discurso ao público que se concentrou em frente ao palco armado para o início da parada, o prefeito destacou a importância de prestigiar o evento e falou sobre as ações que a Prefeitura do Recife promove em defesa do movimento. “Vamos para a avenida com grande alegria celebrar a vida. A Parada da Diversidade é um movimento de cidadania, que vem sendo construído nos últimos oito anos e se consolidando, conquistando mais espaços a cada ano”, afirmou o gestor, que foi muito festejado e cumprimentado por todos.
 
Para se construir uma sociedade democrática é preciso conviver com as diferenças e respeitar as livres manifestações. A Prefeitura tem como compromisso lutar contra a discriminação sexual, pois homofobismo machuca, dói e mata. O apoio a iniciativas como essa e as ações da gestão, como a criação de uma Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS), a criação da cédula LGBT da Plenária do Orçamento Participativo, e também a concessão de pensão para parceiros do mesmo sexo de funcionários municipais, são conquistas de cidadania e de direitos pela livre orientação sexual de todos”, ressaltou o prefeito João da Costa.
 
A secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo, destacou que o apoio e participação à 8ª Parada da Diversidade é um compromisso da administração municipal e que está contida na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Na declaração está assegurado o direito pleno à diversidade e ao respeito, sendo um princípio fundamental para a felicidade de todos”, disse a gestora. Durante o evento, o público recebeu ainda uma boa notícia transmitida pelo deputado Isaltino Nascimento. “O governador Eduardo Campos, seguindo uma política já implementada pela Prefeitura do Recife, também irá reconhecer os direitos de parceiros homossexuais de servidores públicos e a concessão de pensão em caso de morte, reconhecendo o direito do parceiro”, informou o parlamentar de cima de um trio elétrico para a multidão.
 
É uma grande emoção participar desse evento, pois aqui é um espaço de democracia e uma conquista de todos nós. O prefeito cumpre hoje um dever político junto ao movimento, realizando esse diálogo com todos”, expressou a representante do Fórum LGBT de Pernambuco, Iris de Fátima. Ao final da abertura oficial, a parada prosseguiu com a apresentação dos trios e da animação e descontração do público que tomou conta da Avenida Boa Viagem.

Prefeitura esteve presente na 8ª Parada da Diversidade

Matérias Relacionadas
- PCR esteve presente na 8ª Parada da Diversidade
- Prefeito prestigia a 8ª Parada da Diversidade
- Público LGBT aporta no Recife
- Inscrições para o Conselho Municipal da Juventude começam nesta segunda
- Pais de alunos de escolas municipais discutem violência doméstica
- Prefeitura distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Fórum de Juventude do Recife reunirá gestores da RMR
- Programação MIX Brasil 2009
- Mix Brasil 2009 traz a diversidade sexual ao Teatro do Parque
- Seminário apresenta metodologia do Disque 100 a gestores municipais
- Metodologia do Disque 100 é discutida em seminário
- Ações em comemoração ao Mês da Diversidade têm apoio da PCR
- PCR realiza sensibilização sobre livre orientação sexual no Geraldão
- Encontro faz avaliação das ações do Pronasci no Recife
- Fórum Recife de Envelhecimento Ativo trata sobre Cuidadores de Idosos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal se reúne para acompanhamento do Pronasci
- Cuidados com idosos são discutidos no Fórum de Envelhecimento Ativo
- Lésbicas participam de caminhada no centro da Cidade
- Seminário debate Estatuto e a Convenção da Pessoa com Deficiência
- Criador de softwares para pessoas com deficiência recebe homenagem


Enviar    Imprimir