Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR REALIZA O 1º ENCONTRO DOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FORMAÇÃO DO RECIFE
18:10 Terça-feira, 22 de Setembro de 2009

“Ampliando conhecimento, valorizando e capacitando o profissional” foi o tema do 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife, realizado na manhã desta terça-feira (22), no Auditório do bloco B da Faculdade Maurício de Nassau. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o encontro reuniu cerca de 400 pessoas, entre beneficiários e gestores do Bolsa Formação das cidades de Olinda, Jaboatão, Paulista e Cabo, municípios que têm o convênio com o Ministério da Justiça no projeto. O Bolsa Formação é um projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, que contempla os profissionais de segurança com aperfeiçoamento profissional, por meio de cursos à distância, e um auxílio de R$ 400 por mês.

Durante o encontro, os beneficiários do Bolsa Formação tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas inerentes ao projeto com a coordenadora nacional Bolsa Formação do Ministério da Justiça, Silvana Santos. Segundo a coordenadora, o projeto está presente em 56 municípios e nos 26 estados brasileiros, com um total de mais de 170 mil participantes em todo o País. Estou emocionada em ver aqui, hoje, enchendo este auditório, quem está na ponta do trabalho que é feito pelo Ministério da Justiça. O nosso objetivo é que, mais do que o valor da bolsa, os beneficiários do projeto adquiram conhecimento para a vida profissional e pessoal, disse Silvana.


Compuseram a mesa de abertura os secretários municipais de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo; e de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti; além do comandante da Guarda Municipal do Recife, Ednaldo Gomes; o secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Jaboatão dos Guararapes, Cláudio Carraly; o representante da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Major Geová Barros. Este encontro é duplamente gratificante, pois, além de ser uma oportunidade de tirar todas as nossas dúvidas com relação ao projeto, é um momento de interação entre as guardas dos municípios de Pernambuco que participam do Bolsa Formação , afirmou Amparo Araújo.

A Guarda Municipal do Recife já conta com cerca de 800 beneficiários do projeto. Todos participam de um dos 48 cursos de formação com temas ligados à segurança pública, como “Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis”, “Crimes Ambientais”, “Democracia Participativa”, “Direitos Humanos” e “Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em ciclos de três meses e com carga horária entre 40 e 60 horas/aula. Segurança pública é um tema que desejamos que seja estendido para toda a sociedade. A valorização do profissional de segurança, através do Bolsa Formação, contribui para que isso seja alcançado disse o secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti.


A atração cultural do evento ficou por conta da Velha Guarda de Areias, que fez uma apresentação de frevo-canção, animando todo o auditório.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura promove ações para comemorar o Dia da Juventude
- Fundamentos de Direitos Humanos é tema de Palestra
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Secretaria de Direitos Humanos promove ações pelo Dia da Juventude no Brasil
- PCR esteve presente na 8ª Parada da Diversidade
- Prefeito abre oficialmente a 8ª Parada da Diversidade do Recife
- Prefeito prestigia a 8ª Parada da Diversidade
- Público LGBT aporta no Recife
- Inscrições para o Conselho Municipal da Juventude começam nesta segunda
- Pais de alunos de escolas municipais discutem violência doméstica
- Prefeitura distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Fórum de Juventude do Recife reunirá gestores da RMR
- Programação MIX Brasil 2009
- Mix Brasil 2009 traz a diversidade sexual ao Teatro do Parque
- Seminário apresenta metodologia do Disque 100 a gestores municipais
- Metodologia do Disque 100 é discutida em seminário
- Ações em comemoração ao Mês da Diversidade têm apoio da PCR
- PCR realiza sensibilização sobre livre orientação sexual no Geraldão
- Encontro faz avaliação das ações do Pronasci no Recife
- Fórum Recife de Envelhecimento Ativo trata sobre Cuidadores de Idosos


Enviar    Imprimir