Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA PROMOVE AÇÕES PARA COMEMORAR O DIA DA JUVENTUDE
00:00 Terça-feira, 22 de Setembro de 2009

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promoveu uma série de ações para comemorar o Dia da Juventude no Brasil, celebrado nesta terça-feira (22). Debates e apresentações culturais aconteceram nos Centros da Juventude de Santo Amaro e do Alto do Paschoal. Os eventos foram realizados por meio da Gerência da Juventude. O objetivo é promover o diálogo sobre as políticas públicas para a juventude do Recife.

A idéia de comemorar o dia de hoje é festejar as conquistas, frutos da luta do movimento estudantil e da escuta do governo popular, que desenvolve políticas específicas para essa juventude, como a construção dos espaços de lazer e projetos para boa utilização do tempo livre desse grupo. Uma grande conquista é a criação da Secretaria Especial da Juventude e a implementação do Conselho Municipal de Juventude, cujas eleições acontecem em outubro”, disse o gerente da Juventude, Thiago Carvalho.

O encontro no Centro da Juventude de Santo Amaro contou com a participação de Paulo Jasmelino, conhecido como Pop, que é da comunidade dos Coelhos e apresentou a sua história em forma de testemunho e alerta. “Reunir os jovens para ouvir alguém que passa pelas mesmas situações de risco que eles, desperta a reflexão e traz ensinamentos”, relatou.

Após o debate, foi a vez do Juventude Rap se apresentar. Formado por Erivaldo Cândido, o MC Preto, e Jailson de Souza, o MC Junior, o grupo existe há quase dois anos e utiliza as rimas e o som do Hip Hop para falar das dificuldades e anseios da juventude. “Quando feita com sentimento, a música sensibiliza e modifica as pessoas”, disse o MC Junior. “Só quando os jovens se dedicarem com força e vontade é que os objetivos serão alcançados. Esse momento é muito importante, pois quanto mais conhecimento se tem, mais qualificado o jovem estará”, lembrou o MC Preto.

Na ocasião, também teve início a oficina de mágica, realizada pela Gerência de Circo e pelo Programa Multicultural, ambos da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). As aulas serão ministradas pelo Mister Brainer e acontecerão das 9h30 às 12h. O encerramento será no dia 29 de setembro, com a apresentação dos alunos e de outros artistas da trupe Brainer Show, como palhaços e malabaristas.

Um projeto como esse demonstra a diretriz da gestão em reunir secretarias para trabalharem, em conjunto, pela mesma causa. É uma oportunidade que a Prefeitura possibilita de qualificação e remuneração”, explicou o dirigente da Gerência de Circo, Gilberto Trindade. A oficina faz parte do II Circuito Circense, que começou no dia 14 de setembro e segue até o mês de novembro. Já no Centro da Juventude do Alto do Paschoal aconteceram, além do debate, apresentações de afoxé e do Grupo Geração Mangue.

Matérias Relacionadas
- Fundamentos de Direitos Humanos é tema de Palestra
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Secretaria de Direitos Humanos promove ações pelo Dia da Juventude no Brasil
- PCR esteve presente na 8ª Parada da Diversidade
- Prefeito abre oficialmente a 8ª Parada da Diversidade do Recife
- Prefeito prestigia a 8ª Parada da Diversidade
- Público LGBT aporta no Recife
- Inscrições para o Conselho Municipal da Juventude começam nesta segunda
- Pais de alunos de escolas municipais discutem violência doméstica
- Prefeitura distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Fórum de Juventude do Recife reunirá gestores da RMR
- Programação MIX Brasil 2009
- Mix Brasil 2009 traz a diversidade sexual ao Teatro do Parque
- Seminário apresenta metodologia do Disque 100 a gestores municipais
- Metodologia do Disque 100 é discutida em seminário
- Ações em comemoração ao Mês da Diversidade têm apoio da PCR
- PCR realiza sensibilização sobre livre orientação sexual no Geraldão
- Encontro faz avaliação das ações do Pronasci no Recife
- Fórum Recife de Envelhecimento Ativo trata sobre Cuidadores de Idosos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal se reúne para acompanhamento do Pronasci


Enviar    Imprimir