Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PCR APRESENTA RECIFE MAIS E BOAS PERSPECTIVAS PARA O TURISMO
00:00 Terça-feira, 29 de Setembro de 2009

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, apresentou, na manhã desta terça-feira (29), o Recife Mais, Plano de Aceleração da Competitividade Turística para o quinquênio 2009/2013, com orçamento previsto de R$ 480 milhões. Entre os principais pontos que norteiam suas linhas de ação estão: competitividade, desempenho e posicionamento da Cidade como destino turístico de qualidade. O secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, apresentou o Plano para todo o Trade Turístico de Pernambuco e jornalistas de todo o Brasil.

O Recife é um destino turístico consolidado. Uma prova disso é o resultado do Estudo de Competitividade Turística dos 65 Destinos Brasileiros Indutores, realizado em 2008 pelo Ministério do Turismo (MTur) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o levantamento, a Cidade ficou como uma média de 71,85, maior que a dos municípios brasileiros (51,80) e nordestinos (48,78) pesquisados. Consequentemente, a atração de turistas para a Cidade está aquecendo a economia recifense. Em 2008, foi gerada uma movimentação financeira de mais de R$ 2 bilhões, valor que representou 20,62% do montante das capitais no Nordeste (R$ 9,7 bilhões). Diante desse cenário, o Recife se firma como um local atrativo para investimentos no setor turístico.

Trabalhando fortemente a Cidade para reposicioná-la como destino turístico de lazer, a partir de um planejamento lançado em dezembro de 2006 e executado na sua plenitude até o momento, o Recife apresenta hoje, resultados importantes para uma capital brasileira. A Cidade é considerada o terceiro pólo gastronômico, segundo pólo médico e melhor parque tecnológico e de inovação por habitante no Brasil.

No Nordeste, de janeiro a julho de 2009, o Recife teve a segunda maior movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, com aproximadamente três milhões de passageiros. Das capitais nordestinas, o Recife obteve o primeiro lugar na média de ocupação hoteleira no período entre os anos 2002 e 2008.

Em 2008, com 18.37% do fluxo turístico do Nordeste, o Recife mostra que o turismo é uma prioridade na gestão. Hoje, é a única cidade do Brasil que tem uma plenária exclusiva para debater o tema no Orçamento Participativo. “A comunidade vê o turismo como realmente é – vetor de desenvolvimento econômico e melhoria de vida para o povo. O envolvimento planejado da cadeia produtiva privada, gestores públicos e a população que vive o Recife no seu dia a dia, é a receita para estarmos conquistando tantos resultados”, afirma Samuel Oliveira, secretário de turismo do Recife desde julho de 2006. No estado, a Capital concentra o maior volume de turistas, a melhor performance de ocupação de leitos em hotéis e também o melhor índice de empregabilidade no setor (funcionários por cama).

Com a previsão de quase dobrar o número de leitos até 2014, passando a oferecer aproximadamente 21 mil leitos, e subsede da Copa do Mundo, o Recife se prepara para manter e melhorar seus resultados com o Recife Mais. O plano é a evolução do Projeto Turístico do Recife, lançado em dezembro de 2006 e desenvolvido em parceria com o Trade turístico, toda a cadeia produtiva do turismo e com a participação da população.

De acordo com o prefeito João da Costa, o Recife Mais segue a filosofia de gestão municipal direcionada à melhoria de vida da população. “O plano está alinhado às ações das demais secretarias da Prefeitura do Recife e, ao ouvir o Trade turístico e a população, focamos no que a cadeia produtiva do setor espera da Cidade enquanto destino indutor de desenvolvimento local e regional”, avalia.

Promover e informar atrativos, roteiros, equipamentos e serviços turísticos é um dos alvos do ‘Recife te Quer’. Projeto responsável por todas as ações promocionais do destino Recife. Entre as ações previstas, está a realização de visita técnica a operadoras e agências de viagem de todo o Brasil com personagens da cultura local, apresentação de vídeo, material informativo e promocional.

O ‘Recife te Quer’ também engloba ações de mídia e publicidade, além de uma arrojada campanha de incentivo à venda turística do Recife, com prêmios em mídia para as operadoras e agências; e premiação aos agentes por volume de vendas e conhecimento do destino. Inclui também a Revista Recife te Quer, considerada uma das melhores e mais completas publicações do setor.

Em sintonia com as mais modernas ferramentas eletrônicas, a Secretaria de Turismo do Recife vai utilizar as ‘Mídias Digitais’ para promoção da Cidade. “Estamos implantando um portal de turismo do Recife, um mapa virtual e trabalhando também com newsletters, torpedos SMS, telemarketing e divulgação no microblog Twitter”, ressalta Samuel Oliveira.

No Recife Mais, dois projetos de grande aceitação e visibilidade (O Fuçador e Turismo na Comunidade) se unem para formar o ‘Fuçador na Comunidade’. A ação, já aprovada pela população na plenária de Turismo do Orçamento Participativo realizado em agosto deste ano, consiste na identificação das potencialidades turísticas de comunidades recifenses. As propostas classificadas receberão apoio técnico e financeiro municipal e da iniciativa privada para implantação.

A prática de vivência da Cidade pelos recifenses será constantemente estimulada pelo ‘Recifense Praticante’ através de ações de sensibilização turística para estimular o morador a conhecer a capital pernambucana. “A cidade só é boa para o turista, se primeiramente for boa para o morador”, reflete Samuel Oliveira.

Segundo o secretário, um dos destaques do Recife Mais é o projeto Ano Temático. “Valorizaremos a gastronomia do Recife, considerado o primeiro pólo Norte/Nordeste no segmento, e o turismo como propulsor de cultura e inclusão social, dentre outros temas”, garantiu. Está sendo estruturado em parceria com o Trade local um calendário com, pelo menos, um evento mensal de forte atratividade turística, além de uma série de programas de animação para todos os dias da semana.

Com uma gestão focada em resultados, uma das diretrizes do Recife Mais é a realização de pesquisas como a do Perfil do Turista no Carnaval, Perfil do Turista de Negócios, Impacto do Turismo na Economia local e Imagem Turística do Recife, entre outras. “Não existe mais espaço para trabalhar sem dados concretos e números que reflitam as conquistas do setor. Os investimentos realizados pela Prefeitura do Recife são avaliados por toda a comunidade e por isso os resultados serão permanentemente apresentados”, garante Samuel Oliveira.

“O Recife Mais é um arrojado e completo plano de marketing e venda de destino turístico, onde vamos ter resultados significativos na infraestrutura turística pública e privada, nos serviços, nos produtos. Tudo isso com uma excelente estratégia de promoção do destino”, conclui Samuel Oliveira.

 

Matérias Relacionadas
- PCR apóia modernização de quiosque da orla de Boa Viagem
- Roda de Boteco 2009 agita os bares do Recife
- PCR e Trade Turístico realizam coletiva de apresentação do Recife Mais
- Setur Recife monta estande com quatro espaços na Abav
- Mercure Recife Metrópolis é o mais novo parceiro da promoção Recife te Quer
- Recife Sabor & Arte reúne 41 restaurantes da Cidade
- Prazeres da Mesa no Recife reúne gourmets
- Recife: o melhor destino para dar adeus ao estresse
- Agentes recebem DVD do Game Show Recife te Quer
- Secretário de Turismo do Recife recebe homenagem
- Recife recebe visita de técnicos do MTur e da FGV
- Hotel Nacional Inn adere à promoção Recife te Quer
- Profissionais da Setur são selecionados para curso do MTur com a UFSC
- Artesãos do Recife iniciam curso de qualificação profissional
- PCR inicia qualificação de profissionais do turismo para a Copa 2014
- Recife te Quer ampliará lista de hotéis participantes
- Recife requalifica monumento da cultura afro
- Vencedor de sorteio no Salão de Turismo (SP) conhece o Recife
- Permissionários dos mercados públicos do Recife serão treinados
- Ganhador de sorteio no Salão do Turismo (SP) conhece o Recife


Enviar    Imprimir