Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

FUTEBOL PARTICIPATIVO
00:00 Sexta-feira, 2 de Outubro de 2009

O Futebol Participativo não é apenas o maior campeonato de futebol de várzea do mundo. É também o mais democrático e participativo, visto que, as equipes, os atletas e os dirigentes comunitários são atores com poder de decisão em todos os momentos do calendário anual do projeto, desde o planejamento, definição do regulamento, julgamentos disciplinares e do gerenciamento dos jogos propriamente ditos. Além disso, o projeto se destaca como um espaço de discussão sobre o universo do futebol, através de cines-debate e palestras.
 
Dessa forma, o Futebol Participativo superou as experiências anteriores de projetos para o futebol de várzea na forma, no conteúdo e também nos números. Já na primeira edição, o Futebol Participativo reuniu 320 equipes apenas de Recife. Posteriormente, o número já subiu para 600, com a inclusão também das categorias feminino, veteranos, sub-15 e sub-17.
 
Tecnicamente o campeonato é feito de forma descentralizada, proporcionando que as equipes joguem sempre próximo do seu local de residência. Nas fases finais, quando o deslocamento é necessário, a Prefeitura custeia o transporte da equipe visitante. Toda a arbitragem, premiação, bolas, redes e a melhoria dos campos também são custeados pela Prefeitura.



Enviar    Imprimir