Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR REALIZA NOVA PALESTRA SOBRE DIREITOS HUMANOS NA UNICAP
00:00 Quarta-feira, 7 de Outubro de 2009

Na manhã desta quarta-feira (07), foi realizada, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a quarta palestra do Fórum de Direitos Humanos do Recife. O intuito do encontro é fortalecer os temas relacionados à conquista de direitos e construção da cidadania nas salas de aula, incentivando a formação de jovens mais críticos e responsáveis na mudança da sociedade. O tema deste mês é a Geração de Direitos Humanos.

Ministraram o encontro o diretor de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Cirilo Mota, que trouxe para o debate a história dos fundamentos e a geração dos direitos durante a constante luta pela cidadania. Depois foi a vez do representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Manoel Morais, falar sobre a importância de incorporar no dia a dia os preceitos dos direitos humanos, como a tolerância a diferentes religiões e a livre escolha da orientação sexual.

A construção da cidadania precisa sair do discurso e ser palpável. Precisa ser real na vida das pessoas, não podemos falar em direitos sem respeitar o vizinho que pratica uma religião diferente que a sua”, afirmou Manoel. O mediador do encontro foi o representante do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social, Tony Lima.

O Fórum de Direitos Humanos do Recife funciona mensalmente com palestras abertas à comunidade acadêmica, membros da sociedade civil e representantes de movimentos sociais. É uma atividade executada pela Prefeitura, em parceira com a Universidade Católica e o Conselho Municipal de Direitos Humanos, há quatro anos. Este ano, o fórum recebeu um formato diferente das edições anteriores.

Antes os encontros aconteciam sempre na Unicap. Este ano, resolvemos descentralizar, e palestras com o mesmo tema estão acontecendo também nas RPAs III e VI”, disse a gerente de Orientação e Defesa dos Direitos Humanos, Mariana Santa Cruz. A representante da PCR explicou que as RPAs foram escolhidas por serem identificadas como as mais violentas da cidade. O debate sobre a Geração de Direitos Humanos acontece no dia 04 de novembro, na RPA VI e no dia 25 de novembro na RPA III.

O intuito é que no próximo ano, os encontros sejam levados as outras Regiões Político-Administrativas (RPAs). A última rodada do fórum acontece no dia 10 de dezembro, data comemorativa aos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quando os participantes sairão em cortejo para lembrar a importância da data. O tema abordado será Movimentos Sociais de Direitos Humanos.

Matérias Relacionadas
- Geração de Direitos Humanos é tema de palestra em fórum
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate Problemas Cotidianos da Memória
- Voluntários da Cidadania participam do V Festival de Música do Coep
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal reúne-se para debater segurança pública
- Secretária de Direitos Humanos participa de capacitação do PAIR
- Pessoas com deficiência participam de evento na Jaqueira
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Prefeitura promove ações para comemorar o Dia da Juventude
- Fundamentos de Direitos Humanos é tema de Palestra
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Secretaria de Direitos Humanos promove ações pelo Dia da Juventude no Brasil
- PCR esteve presente na 8ª Parada da Diversidade
- Prefeito abre oficialmente a 8ª Parada da Diversidade do Recife
- Prefeito prestigia a 8ª Parada da Diversidade
- Público LGBT aporta no Recife
- Inscrições para o Conselho Municipal da Juventude começam nesta segunda
- Pais de alunos de escolas municipais discutem violência doméstica
- Prefeitura distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Fórum de Juventude do Recife reunirá gestores da RMR
- Programação MIX Brasil 2009


Enviar    Imprimir