Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DOULAS E VOLUNTÁRIOS PARTICIPAM DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE AMAMENTAÇÃO
00:00 Terça-feira, 13 de Outubro de 2009

A Prefeitura do Recife realizou, na manhã desta terça-feira (13), no auditório da Policlínica Lessa de Andrade (na Madalena), uma sensibilização voltada para doulas e voluntários pela infância de creches comunitárias. O intuito do encontro foi incentivar o aleitamento materno, um ato simples que pode salvar vidas. A capacitação faz parte de um programa desenvolvido pela PCR, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco. Desde 2001, as instituições promovem pequenos cursos para todos os profissionais da rede municipal de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários, odontólogos e demais trabalhadores da saúde, para falar dos benefícios do ato de amamentar.

“O que queremos é que todas as pessoas que trabalham nos serviços de saúde municipais tenham uma sintonia na fala, que saibam sobre a amamentação e estimulem as parturientes”, conta a pediatra da Prefeitura e presidente da Sociedade de Pediatria, Lúcia Trajano, que ministrou o encontro. A sensibilização voltada para as doulas e voluntários é mais recente dentro da atividade. Somente no ano passado, a categoria foi incluída no projeto e recebem a capacitação de quatro horas. “Para os profissionais de saúde, promovemos um curso mais extenso, com a carga horária de 20 horas”, afirma Lúcia.

Segundo a médica, ações como esta têm resultados claros. Em 1999, 22 crianças em cada mil partos realizados no Recife iam a óbito antes de completar o primeiro ano de vida. Hoje, o número é de 12 mortes para cada mil nascidos. Dado que faz com que o município antecipe a meta do milênio estabelecida pelas Nações Unidas. O projeto prevê que em 2015, a taxa de mortalidade infantil seja de 14 óbitos por mil nos países em desenvolvimento. “É claro que esse avanço é resultado de várias ações conjuntas. Mas, não tenho dúvida, que muito se deve ao aleitamento materno. Não existe medida mais barata e eficiente para evitar a morte de bebês”, afirma Lúcia.

Durante a sensibilização, as doulas e voluntários receberam informações sobre como massagear os seios, a posição correta de segurar o bebê, a forma como o bebê deve colocar a boca no seio, a postura da mãe na hora da amamentação, como armazenar o leite, o vínculo entre mãe e filho e a importância de esgotar todas as possibilidades antes de partir para outro tipo de alimentação. O encontro também serviu para disseminar alguns direitos que nem sempre são colocados em prática, como os trinta minutos a que as mães têm direito, a cada turno do expediente, para amamentar seus filhos até o sexto mês.

Foi muito bom a oportunidade de tirar algumas dúvidas e me aprofundar mais no assunto. No curso de doula é falado, mas não com a riqueza de detalhes que temos aqui”, disse a doula da maternidade Bandeira Filho, em afogados, Raquel Oliveira.

Doulas – Desde 2002, a Prefeitura do Recife promove cursos para formação de doulas. São mulheres que ajudam outras mulheres durante e após o parto, dando suporte físico e emocional. Elas trabalham voluntariamente em todas as maternidades da rede municipal de saúde e estimulam o parto humanizado. Ajudam a parturiente a encontrar posições mais confortáveis durante o trabalho de parto, mostram formas de respiração eficientes, aliviam as dores com massagens, banhos e relaxamentos.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza I Seminário Saúde do Idoso
- Saúde inicia pré-campanha de combate a Hanseníase no parque 13 de maio
- Prefeitura participa de projeto social durante o dia das crianças
- Doulas recebem capacitação sobre aleitamento materno
- Saúde inicia pré-campanha de combate à Hanseníase no Parque 13 de maio
- Saúde participa de ação com a TV Jornal no dia das crianças
- Higienização doméstica é uma das armas contra os escorpiões
- Berçário da Maternidade Barros Lima retoma as atividades nesta sexta-feira
- Conferência caminha para consolidação do novo Plano Municipal de Saúde
- Mostra Saúde Recife inicia apresentação de trabalhos científicos
- Samu simula acidente no encerramento de curso
- Samu encerra curso para atendimento a vítimas de desastres
- Moradores do Coque comemoram aniversário do Academia da Cidade
- Saúde realiza curso para identificação de vítimas de violência
- Controle do tabagismo no Recife tem resultados acima da média mundial
- Saúde realiza atividades para marcar o Dia Internacional do Idoso
- Saúde promove discussão sobre os direitos reprodutivos da mulher
- Samu recebe capacitação para utilizar nova tecnologia móvel
- PCR comemora um ano de atividades da Academia da Cidade do Coque
- Prefeitura realiza caminhada para celebrar o Dia do Idoso


Enviar    Imprimir