Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JOÃO DA COSTA INAUGURA CLÍNICA VETERINÁRIA E ABRE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA
14:06 Sábado, 17 de Outubro de 2009

O recifense que tem cão e gato, mas não tem condições de usufruir de uma unidade veterinária particular, agora já pode buscar os serviços de saúde do animal na clínica veterinária do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), no bairro de Peixinhos. O primeiro espaço do Nordeste especializado em consultas e cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos foi inaugurado na manhã deste sábado (17), pelo prefeito do Recife João da Costa, que, na mesma ocasião, abriu a Campanha Nacional Anti-rábica no Recife.

Estiveram presentes ao evento o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente e os secretários municipais Gustavo Couto (Saúde) e Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), que foi acompanhada de Kiki, a sua poodle. “Essa iniciativa pioneira é uma forma de estruturar uma política de combate à raiva animal e conseqüentemente evitar casos de raiva humana, pois, o processo de vacinação é gratuito e diário”, disse o prefeito. Ainda segundo João da Costa, será possível adotar posturas adequadas com relação ao Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, não apenas nos quesitos ambientais de saúde pública, mas, sobretudo, pelo bem estar dos animais: “É uma questão de buscar benefícios para o convívio social doméstico, uma vez que são muitos os animais de estimação na nossa cidade”, acrescentou.

Além da vacinação durante o ano inteiro, outra novidade é a implantação de micro-chips para identificação dos animais. “Dessa forma estamos dando um avanço muito importante no controle quantitativo dos animais e na saúde deles. É, de fato, um marco importante para o município na redução de animais soltos nas ruas”, afirmou o secretario de Saúde, Gustavo Couto.  O gerente do CVA, Amaro Souza, explicou como o chip será utilizado. “Nele constarão os dados do animal capturado, como vacinações, nome do proprietário e endereço do dono. Esse procedimento é efetuado com cães e gatos e até com animais grandes, como, por exemplo, cavalos”, explicou.

Ao todo, serão realizadas, em média, 20 consultas diárias e 200 cirurgias mensais de castração. A estrutura foi aprovada por quem participou da cerimônia de inauguração. “O prefeito está de parabéns, pois, no pouco tempo de gestão, ele já deu um passo tão grande para o cuidado dos animais”, opinou Maria Padilha, a representante das ONGs protetoras dos animais.

Investimentos – Ao todo, foram investidos na unidade R$ 600 mil – construção da clinica, canil e sala de necropsia. Outros R$ 58 mil foram investidos em equipamentos, como mesa cirúrgica, cadeiras, autoclave (para esterilização dos instrumentos); foco cirúrgico, instrumental cirúrgico, ar condicionado, computador e telefone.

Vacinação - A partir deste sábado, donos de cães e gatos do Recife podem levar os animais de estimação para tomar a vacina nos 506 postos espalhados em todos os seis Distritos Sanitários da cidade. Neste ano, está sendo inaugurada a utilização de vacina de cultivo celular, um método moderno e mais eficiente. “Não há contra indicação, mas apenas os animais com mais de dois meses podem receber a dose, mesmo as fêmeas gestantes. Ela apenas não é indicada para os casos de animais doentes”, explicou Souza.

A ação pretende vacinar, pelo menos, 80% da população animal da cidade, que hoje é estimada em 206 mil animais. Esse é o percentual preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as campanhas de vacinação. Quem não puder levar o animal neste sábado para se vacinar, pode marcar o dia e hora da vacinação do animal através dos telefones:

Ouvidoria Municipal de Saúde - 0800.281.1520; o serviço funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h;
Centro de Vigilância Ambiental (CVA) – 3232 7756 / 3232 7766; o serviço funciona de 8h ao meio-dia e das 14h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Atividade educativa alerta para riscos do sexo sem camisinha
- Idosos participam de caminhada em Casa Amarela
- Prefeitura realiza tratamento coletivo para eliminação da filariose
- Saúde promove orientações sobre DST no hall da Prefeitura
- Saúde capacita profissionais sobre assistência a vítimas de violência
- Prefeitura promove ação social em Três Carneiros
- Secretaria de Saúde promove oficina de Planos de Cargos e Carreira
- Saúde do idoso é discutida em evento da Prefeitura
- PCR celebra Dia Mundial da Saúde Mental com atividades artísticas
- Idosos em Ação mobiliza usuários da Saúde no Vasco da Gama
- Doulas e voluntários participam de sensibilização sobre amamentação
- Prefeitura realiza I Seminário Saúde do Idoso
- Saúde inicia pré-campanha de combate a Hanseníase no parque 13 de maio
- Prefeitura participa de projeto social durante o dia das crianças
- Doulas recebem capacitação sobre aleitamento materno
- Saúde inicia pré-campanha de combate à Hanseníase no Parque 13 de maio
- Saúde participa de ação com a TV Jornal no dia das crianças
- Higienização doméstica é uma das armas contra os escorpiões
- Berçário da Maternidade Barros Lima retoma as atividades nesta sexta-feira
- Conferência caminha para consolidação do novo Plano Municipal de Saúde


Enviar    Imprimir