Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA FORMALIZA PARCERIAS PARA O PAÇO DO FREVO
00:00 Segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

Muito frevo e o colorido do Carnaval marcaram a criação do Paço do Frevo, na manhã de hoje (26), na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Na ocasião, o prefeito do Recife, João da Costa, formalizou as parcerias para a criação do novo espaço, idealizado pela Prefeitura do Recife em 2007, dentro das comemorações do Centenário do Frevo. O evento contou com a participação dos representantes das instituições parceiras do projeto: Governo do Estado, Fundação Roberto Marinho; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Empetur, Grupo Camargo Correa, Grupo Noroenergia (Celpe), e Ministério da Cultura. A solenidade ocorreu em frente ao prédio histórico que abrigará o memorial, e contou com a participação do governador do Estado, Eduardo Campos, e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.
 
O Paço do Frevo, orçado em R$ 8,7 milhões,  é totalmente dedicado à celebração e valorização dessa manifestação cultural única do povo pernambucano, especialmente o recifense. Para o prefeito João da Costa, o dia de hoje é a realização de um sonho. “Estamos concretizando um sonho de construir um espaço onde a nossa identidade represente o Recife. Independente de classe social e econômica, todos ficam animados quando ouvem ‘Vassourinhas’ ou ‘Voltei Recife’”, lembrou o prefeito. João da Costa ressaltou a  trajetória da conquista do espaço iniciada na gestão passada: “Quero registrar o esforço do nosso ex-prefeito, João Paulo, e da nossa ex-secretária de Gestão Estratégica e Comunicação Social, Lygia Falcão, que foram os entusiastas desse projeto”, salientou.
 
Para o governador, o espaço será importante para muitos recifenses: “Muitas pessoas nesse Estado, na periferia da cidade vivem da cultura. E com certeza esse é um dos grandes arranjos para a sobrevivência delas”. Eduardo Campos acrescentou que: “É com muita alegria que o governo se associa a essa iniciativa da Prefeitura, pois, estamos colocando de pé algo construído com muito esforço pelos muitos anônimos que mantém viva essa realidade. Estamos prestando uma justa homenagem ao centenário Frevo”.
 
Participaram do lançamento o secretário de Cultura do Recife, Renato L, o secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa filho, o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, o superintendente da Área Industrial do BNDES, Julio Cesar Raimundo, o diretor executivo do Instituto Camargo Correa, Francisco de Assis Azevedo; o presidente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Luiz Antonio Ciarlini; e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), José Ricardo Diniz. Estiveram, ainda, o chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente e os secretários municipais Roberto Arrais (Governo), Ruth Vieira (Gestão Estratégica e Comunicação), Samuel Oliveira (Turismo), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), Amir Schvartz (Planejamento), Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), Gustavo Couto (Saúde), Marcelo Barros (Finanças), e José Humberto (Serviços Públicos).
 
O Paço do Frevo terá museografia assinada pela artista Bia Lessa e será um centro difusor do frevo e da cultura pernambucana e também um ponto de encontro de profissionais e do público em geral. Pretende-se, por meio dele, estimular o aprendizado do frevo, de sua história, da música e dança e promover ações educativas, com a realização de oficinas, exposições e apresentações especiais. Para João da Costa, o espaço importantes segmentos. “Vamos restaurar esse prédio histórico do centro do Recife, que serve como âncora para o turismo e é uma divulgação permanente ao principal ritmo da cultura do Recife”. O edifício que vai abrigar o Paço do Frevo será totalmente recuperado. Com quatro pavimentos e 1.733m², o imóvel fica no Bairro do Recife, é tombado pelo IPHAN desde 1998 e até 1973, funcionava a sede da Western Telegraph Company.
 
O projeto prevê a restauração das fachadas do prédio e a adaptação dos seus espaços internos. No térreo, haverá um bar e uma loja integrados; uma biblioteca; sala de consulta; sala de exposições temporárias entre outras áreas administrativas. O primeiro pavimento será dedicado a música. Nele, haverá salas de ensaio e um estúdio de gravação. O segundo será exclusivo para dança, com salas de aula e ensaio, oficinas de figurino e de cenário. No último andar, o público terá a oportunidade de conferir uma exposição permanente, assistir a espetáculos de musica, dança e vídeos sobre o frevo. “Estamos consolidando uma importante iniciativa nos âmbitos estadual e municipal, pois, no local, será possível trabalhar o passado, mas, pensando no presente e no futuro do Frevo”, acrescentou o secretário de Cultura do Recife, Renato L.
 
Um dos mais conhecidos intérpretes do Frevo, Claudionor Germano, não escondeu sua felicidade: “O frevo agora é chique, tem um palácio, mas não deixa nunca de ser popular. Estou muito feliz em ver a preocupação de se investir no frevo, na cultura de forma a preservar a nossa identidade cultural”. Após a solenidade as autoridades visitaram o pavimento térreo do prédio onde sediará o Paço do Frevo. A expectativa é que as obras comecem em janeiro de 2010 e sejam concluídas em 24 meses.
 

Matérias Relacionadas
- Prefeito assina ordens de serviços para obras na Iputinga e Engenho do Meio
- João da Costa entrega rua pavimentada na Várzea
- Prefeito do Recife garante que Parque da Jaqueira será preservado
- Ex-catadores da Muribeca concluem Curso de Empreendedorismo
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas
- Bolsa Família Municipal recebe mais 21 mil famílias
- Ação de Descarte e Limpeza chega ao Mercado da Encruzilhada
- João da Costa prestigia inauguração do Espaço Ciência e Cultura no IMIP
- Catadores da Muribeca concluem de Curso de Empreendedorismo
- Obras de Duplicação do Viaduto Capitão Temudo chega a 55% de sua execução
- Prefeito prestigia inauguração do Espaço Ciência e Cultura do IMIP
- PCR realiza mutirão de serviços no Mercado da Encruzilhada
- Alunos dão show no encerramento do 1º Festival Gonzaguiano de Arte Mais Educação
- ProJovem Adolescente encerra curso de Informática
- PCR formaliza parcerias para criação do Paço do Frevo
- Prefeito João da Costa prestigia Abav 2009 no Rio de Janeiro
- Procon realiza oficina que prolonga o tempo de vida útil de computadores
- Ação Conte Comigo chega à escola municipal
- Prefeitura promove 8º Congresso de Cantadores do Nordeste
- PCR participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Enviar    Imprimir