Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

DIRMAM PROMOVE PALESTRA SOBRE CENÁRIO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
00:00 Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009

A Diretoria de Meio Ambiente – Dirmam promove, nesta sexta-feira (06), às 9h30, um debate com o arquiteto e presidente do Instituto Elos, Edgar Gouveia Júnior, sobre o tema Tecnologias Sociais e Mobilização Cidadã para o Cenário de Mudanças Climáticas. O evento é destinado aos funcionários da Dirmam, mas o público interessado também pode participar. O arquiteto esteve presente no Encontro Latino Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis - ELECS 2009, que reuniu entidades e instituições científicas com atuação na área de sustentabilidade do ambiente construído. O debate acontece no auditório da sede da Dirmam, na Rua Fernando César 65, Encruzilhada, Recife.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Mauro Buarque, o debate sobre o tema contribuirá para a construção do Plano Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, coordenado pela Dirmam, que tem o papel, em nível local, de identificar, planejar e coordenar as ações e medidas que possam ser empreendidas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, bem como aquelas necessárias à adaptação da sociedade aos impactos que ocorram devido à mudança do clima.

Ainda segundo ele, a proposta é de que, mensalmente, uma pessoa seja convidada para esse bate-papo. “Nós queremos mensalmente trazer alguém para conversar com os funcionários da Dirmam e pessoas interessadas, de forma a mantermos uma permanente troca de experiências que visam a enriquecer ainda mais nossas atividades”, explicou Mauro Buarque.

O Instituto - O Instituto ELOS (www.institutoelosbr.org.br) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada no ano 2000, em Santos/SP, por um grupo de arquitetos urbanistas. O Instituto trabalha intensivamente com comunidades carentes no litoral paulista e desenvolve dois tipos de programas de abrangência global, que são: JOGOS OASIS - dois dias para comunidades inteiras; e GUERREIROS SEM ARMAS - um programa vivencial de 30 dias de treinamento para jovens lideranças comunitárias do mundo inteiro.

Palestrante - Edgard Gouveia Júnior é arquiteto e urbanista, graduado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, SP, Brasil, 1993; pesquisador do Instituto TIBÁ – Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura, 1993-1996; pós-graduado em Jogos Cooperativos, Universidade Monte Serrat, 2003; professor da pós-graduação da Universidade Monte Serrat, 2004-2007 no curso Desenvolvendo Comumunidades; consultor e palestrante internacional nas áreas de protagonismo juvenil, empoderamento molecular e comunitário e Jogos Cooperativos; facilitador do Projeto Cooperação; membro da rede internacional Berkana Exchange, 2006-2007; Fellow Ashoka, 2006; co-fundador e presidente do Instituto Elos – BR

Matérias Relacionadas
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo
- COMAM aprova novo estatuto e amplia número de conselheiros
- Prefeitura recebe prêmio concedido pelo CREA pelas obras no JBR
- Recife é a 1° cidade do Estado a assumir gestão ambiental
- Ato marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
- Conselho Municipal de Meio Ambiente do Recife realiza reunião ordinária
- Semana do Meio Ambiente leva ações ao bairro de Roda de Fogo
- PCR discute alternativas para combater aquecimento global
- Crianças de escolas municipais visitam o Espaço Ciência


Enviar    Imprimir