Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SEMANA DE FOTOGRAFIA DE RECIFE É TEMA DE ENTREVISTA COLETIVA
00:00 Terça-feira, 10 de Novembro de 2009

A Cidade estará de olhos abertos para a fotografia, entre os dias 15 e 21 de novembro, quando acontece a 3° Semana de Fotografia do Recife. Os recifenses terão o privilégio de passear pela Cidade e encontrar belos retratos espalhados por alguns pontos de grande circulação, como no Marco Zero ou nas Praças da Independência, 13 de Maio e Casa Forte. Para completar a programação, acontecerão mostras, lançamentos de livros, exposições, palestras e oficinas. Um vasto cardápio para colocar em pauta a arte de criar imagens pela exposição luminosa e contar um pouco da história da fotografia pernambucana para o seu povo. A Semana de Fotografia, seu formato e novidades foram tema de entrevista coletiva, realizada na manhã desta terça-feira (10), no gabinete da Secretaria de Cultura do Recife, no 15° andar do edifício-sede da PCR.

Para contar os detalhes da ação, que é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, em parceria com o Centro Cultural da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, estavam presentes a presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix; o coordenador do evento, Mateus Sá; e a chefe do Centro Cultural Correios, Lúcia Moura, entre outros profissionais envolvidos na ação.

Segundo Luciana Félix, o formato da Semana de Fotografia se destaca por dois pontos importantes, que são marca da gestão do prefeito João da Costa. “O primeiro é a democratização dos espaços públicos, para que todas as pessoas tenham acesso a arte de qualidade nos equipamentos da Prefeitura. O segundo é a descentralização. A Semana levará às Regiões Político Administrativas (RPAs) e comunidades da Cidade, cursos e oficinas sobre a fotografia”, ressalta Luciana, destacando a oficina Moda em Foco, que ultrapassa os muros da Colônia Penal Feminina Bom Pastor e inclui a população carcerária no evento.

A história da fotografia de Pernambuco será um dos grandes motes da Semana. O objetivo é proporcionar reflexões, discussões e troca de experiências entre as diversas gerações de fotógrafos. “Temos no Estado uma história muito antiga e forte na área da fotografia. Fora de Pernambuco a nossa fotografia é bastante conhecida e reconhecida. É necessário que esse conhecimento se fortaleça aqui dentro também”, explica Mateus Sá.

Outros pontos fortes da atividade são os cursos e oficinas oferecidos. Técnicas de iluminação, transmissão de imagens em tempo real, retrato pintado serão alguns dos temas trabalhados. Outra atividade bastante esperada diz respeito à Leitura de Portfólios. Nela, profissionais com reconhecimento nacional promovem orientação e avaliação dos trabalhos e currículos dos fotógrafos profissionais e iniciantes. Para participar dos cursos e oficinas da Semana de Fotografia do Recife basta se inscrever no site do evento. 



 

Matérias Relacionadas
- Abertas inscrições para as oficinas da 3ª Semana de Fotografia do Recife
- PCR anuncia programação do XII Festival Recife do Teatro Nacional
- Núcleo de Cultura Afro cria Troféu Terça Negra
- Prefeitura anuncia programação da 3° Semana de Fotografia do Recife
- Terça Negra é palco da final da 5ª Jornada de MCs
- 3º Espetáculo de Dança dos Círculos Populares lota o Teatro do Parque
- Oficina do Revela Design resulta em instalação no Pátio de São Pedro
- França e Brasil se encontram no Memorial Luiz Gonzaga
- Programa Multicultural mobiliza para aula-ensaio no Clube das Pás
- Refinaria Multicultural Sítio Trindade oferece Oficina de Biscuit
- Espetáculo “Negro de Estimação” chega à RPA 3
- Chacrinha é tema de documentário no Apolo
- Orquestra Sinfônica apresenta-se para alunos de escolas municipais
- Atrações do Recife Jazz Festival animam o Pátio
- Músicos franceses voltam ao Memorial Luiz Gonzaga
- Revela Design 2009 discute sustentabilidade
- Zeca Baleiro é destaque na programação dos teatros municipais
- Programa Multicultural prorroga inscrições para oficinas na RPA5
- Prazo para inscrição em concurso de poesias vai até 4 de dezembro
- Revela Design 2009 continua até esta sexta


Enviar    Imprimir