Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

III SEMANA DE FOTOGRAFIA DO RECIFE COMEÇA NESTE DOMINGO
12:57 Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009

A história da fotografia de Pernambuco será um dos grandes motes presentes nas ações da III Semana de Fotografia do Recife, que será aberta oficialmente neste domingo (15), às 20h15, na Torre Malakoff, com a exposição Fono Fotografia, de Luis Santos e Thelmo Cristovam e Alpha, do espanhol Hector Bermejo; seguida pela primeira projeção da IV Mostra Recife de Fotografia, que acontece de 15 a 20 de novembro. A III Semana de Fotografia do Recife é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), sob a coordenação da Gerência de Serviços de Fotografia.

Mesmo com a abertura oficial marcada para a noite, o dia será repleto de atividades. Já às 8h, acontece a 2° Maratona de Fotografia, com largada na Torre Malakoff. A organização vai lançar um mote e os competidores - fotógrafos profissionais e amadores - terão até as 19h, para entregar as imagens produzidas sobre o tema em questão. Os vencedores/selecionados ganharão as fotos e ainda participarão de exposição com data a confirmar pela organização da III Semana de Fotografia do Recife.

Depois, às 16h, no mesmo local, acontecerá o lançamento do Guia Fotolibras, e depois a palestra Curadoria e Colecionismo (18h30), com a especialista em semiótica Rosely Nakagawa (SP), que faz parte do Conselho de Seleção da FUNARTE e é curadora de vários projetos culturais como Casa da Fotografia FUJI. A programação do evento pretende colocar em pauta a produção fotográfica (os profissionais) em consonância com sua contextualização histórica. O objetivo é proporcionar reflexões, discussões e troca de experiências entre as diversas gerações de fotógrafos. “Temos no Estado uma história muito antiga e forte na área da fotografia. Fora de Pernambuco a nossa fotografia é bastante conhecida e reconhecida. É necessário que esse conhecimento se fortaleça aqui dentro também”, explica Mateus Sá, coordenador do evento.

O tema será debatido em duas mesas: a primeira no Centro Cultural dos Correios, dia 16, com a participação de Edmund Dansot, Daniel Berison e Gleide Selma, com a mediação de Ana Farache; e a segunda, no Teatro Mauricio de Nassau, dia 18, com palestras de Alcir Lacerda, Tadeu Lubambo e Xirumba, e mediação de Breno Laprovítera.

A programação da III Semana de Fotografia do Recife pode ser conferida no site do evento: http://artesvisuaisrecife.org/semanadefotografia/

Matérias Relacionadas
- Teatro Barreto Júnior abriga exposição fotográfica
- Gerência de Formação Cultural da FCCR promove Seminário
- Cfav inscreve para duas oficinas em novembro
- Inscrições abertas para oficinas na RPA 6 até esta sexta
- Teatros municipais com novas atrações neste fim de semana
- Prefeitura finaliza planejamento do Carnaval Multicultural 2010
- PCR encerra oficina de combate ao racismo institucional
- Teatro toma conta do Recife em novembro
- Escola de Frevo oferece oficina de adereços carnavalescos
- PCR inicia Oficina de Planejamento do Carnaval Multicultural 2010
- Crianças especiais realizam espetáculo no Teatro do Parque
- Semana de Fotografia de Recife é tema de entrevista coletiva
- Abertas inscrições para as oficinas da 3ª Semana de Fotografia do Recife
- PCR anuncia programação do XII Festival Recife do Teatro Nacional
- Núcleo de Cultura Afro cria Troféu Terça Negra
- Prefeitura anuncia programação da 3° Semana de Fotografia do Recife
- Terça Negra é palco da final da 5ª Jornada de MCs
- 3º Espetáculo de Dança dos Círculos Populares lota o Teatro do Parque
- Oficina do Revela Design resulta em instalação no Pátio de São Pedro
- França e Brasil se encontram no Memorial Luiz Gonzaga


Enviar    Imprimir