Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PERMISSIONÁRIOS DOS MERCADOS DO RECIFE SÃO CAPACITADOS
17:18 Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009

Curso beneficiou 40 funcionários dos estabelecimentos e tem segunda edição prevista para 2010

Os mercados públicos do Recife têm muita história para contar e, claro, muito a oferecer aos visitantes. É nos mercados que se conhece de perto a cultura e a culinária da Cidade. E para receber bem quem passa por lá, é preciso estar preparado. Esse é o objetivo do projeto “Comedoria Popular: Qualificação e capacitação dos profissionais de cozinha dos mercados e feiras livres do Recife” que forma, na próxima segunda-feira (23), a primeira turma de 40 permissionários. O evento acontecerá no Mercado da Boa Vista, às 17h. Os alunos tiveram aulas, por três meses, sobre culinária típica do Recife, visando à melhoria dos serviços, como produção, execução e comercialização.

O projeto é um desdobramento do livro “Comedoria Popular – Receitas, feiras e mercados do Recife”, de Ana Cláudia Frazão, e conta com o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife e da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). O curso beneficiou os comerciantes dos mercados de São José, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada e Casa Amarela. “Entendemos que esses treinamentos são uma grande conquista para o setor, pois os profissionais vão receber cada vez melhor os turistas”, comentou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

Para o presidente da Csurb, Alexandre Sena, a capacitação promove a melhoria na qualidade do serviço, estimulando o público recifense a freqüentar os centros comerciais e conquistando quem visita nossa cidade. “Os mercados públicos do Recife são guardiões da nossa cultura, possuindo um grande potencial turístico e gastronômico. Por isso, o curso é uma forma de consolidar a riqueza da culinária local em um ambiente tão marcado pela história do nosso povo”, destacou.

Segundo a coordenadora e a idealizadora do curso, Ana Cláudia Frazão, está prevista uma segunda turma que está pré-aprovada para 2010, pois já existe uma lista de espera da primeira edição. “A participação e envolvimento dos alunos foram primordiais para a consolidação do curso. Era uma batalha diária, pois eles acordam de madrugada para ir ao mercado e depois seguem para o curso até de noite”, lembrou Ana Cláudia.

Cada aluno receberá um kit de cutelaria, contendo utensílios básicos de cozinha, uniforme completo e manual de boas práticas, legislação e técnicas culinárias. Haverá a degustação de pratos elaborados pelos alunos do curso.

Matérias Relacionadas
- Debate discute influência da cultura e do turismo nas comunidades
- Debate vai discutir a cena musical do Recife
- Recife é promovido na Argentina e Uruguai
- Artesãos recifenses expõem peças de material reciclado
- Recife recebe mais cruzeiros na temporada 2009/2010
- Recife é atração do próximo feriadão
- Aeroporto do Recife faz a viagem valer a pena
- Recife divulga roteiros e ações para agentes e operadores de viagem na ABAV 2009
- Vencedores do Roda de Boteco 2009 são premiados em festa
- Serviço
- Verão começa mais cedo no Recife
- Recife tem incremento de 21,26% em desembarque de vôos em setembro
- Última semana do Festival Roda de Boteco 2009
- Prefeitura do Recife homenageia idosos com passeios de catamarã
- Empresários participam de reunião do Recife Mais
- Secretário de Turismo do Recife faz palestra para operadores da Trend
- João da Costa celebra ações do Recife Mais para o turismo da cidade
- PCR apresenta Recife Mais e boas perspectivas para o Turismo
- Roda de Boteco 2009 agita os bares do Recife
- PCR e Trade Turístico realizam coletiva de apresentação do Recife Mais


Enviar    Imprimir