Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PREFEITURA DO RECIFE LANÇA CAMPANHA DOAÇÃO CIDADÃ
18:48 Terça-feira, 24 de Novembro de 2009

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), apresentou, na tarde desta terça-feira (24), campanha do Projeto Doação Cidadã. O evento aconteceu na casa de recepções Ana Góes, no Bairro do Recife, e contou com a presença da secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes; da assessora executiva do Iasc, Tereza Jacinta; e de representantes de órgãos governamentais, não-governamentais, instituições de ensino e do empresariado local.
Este ano, a campanha traz o slogan “Não dê esmolas nas ruas. Dê cidadania”. O objetivo é promover, junto à sociedade, orientação a respeito da doação comprometida e responsável, alertando sobre o ato de dar esmolas nas ruas, que acaba contribuindo para um cenário negativo na nossa sociedade: a permanência de crianças, jovens e adultos nas ruas, em situação de mendicância. “Essa campanha dialoga com a população sobre a responsabilidade que cada um tem para a transformação dessa realidade com a qual nos deparamos no dia a dia”, falou a secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes.

Segundo a secretaria, a população pode colaborar diretamente com a campanha, ligando através do 0800-281-0248 e doando para as instituições cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Direitos Humanos e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Através da ligação, o público poderá destinar sua doação a entidades que trabalham permanentemente contra a situação de rua e vulnerabilidade social. “Nós vivemos numa sociedade que se caracteriza pela solidariedade, mas nós queremos conscientizar que essa solidariedade pode ser expressa de uma forma mais responsável, através da contribuição com o projeto”, destacou Karla Menezes.

A assessora executiva do Iasc, Tereza Jacinta, foi responsável por apresentar a todos as estratégias do Projeto Doação Cidadã para este ano. Ela destacou a atuação das equipes de educadores sociais do Iasc, que trabalham e a intensificação das ações nos períodos festivos (Carnaval, São João, Natal e Ano-Novo), quando aumenta a incidência de pessoas nas ruas, pedindo esmolas. “Esperamos que a campanha este ano tenha um significado maior na Cidade, com uma atuação mais eficaz das nossas equipes nas ruas e com a adesão de novos parceiros. Por isso, com muito incentivo e muita vontade nós vamos trabalhar para reverter este quadro, diminuindo a situação de risco social”, disse Tereza Jacinta. Ela também apresentou a campanha publicitária e as diversas peças produzidas para atingir a população, como banners, camisas, bonés, adesivos e propagandas para carros e ônibus.

 
Reforçando a campanha publicitária, o Projeto Doação Cidadã também conta com a adesão de grandes nomes do universo artístico local. Entre eles, o maestro Spok, a atriz Lívia Falcão, o compositor Nando Cordel e os cantores Claudionor e Nonô Germano. “Acho que a população precisa dessa conscientização e é nosso dever como artistas e como cidadãos participar de campanhas como essa”, disse Nonô Germano, que compareceu ao evento, acompanhado pelo pai, Claudionor. “Temos de dar essa lição de cidadania, pois o nosso público, essas pessoas que nos acompanham e nos aplaudem em tantas oportunidades esperam sempre da gente um bom exemplo. Exemplo esse que procuramos dar em ocasiões como esta”, declarou Claudionor Germano.

Também estiveram presentes ao lançamento da campanha Doação Cidadã o vereador Aerto Luna; o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Ivan Melo (representando o reitor da UFPE, Amaro Lins); a representante do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Zuleide Silva; e a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Fátima Menezes.

Matérias Relacionadas
- Jovens da comunidade do Pocotó participam de tarde de lazer no Geraldão
- Jovens participam do evento Criança Feliz, Criança Cidadã
- ProJovem Adolescente expõe trabalhos na XIV Feira de Saúde
- Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares é comemorado na Câmara Municipal
- ProJovem Adolescente participa da XIV Feira de Saúde
- Jovens da RPA 4 realizam exposição de trabalhos sobre Educação Ambiental
- Conselheiros Tutelares recebem homenagem da PCR
- Jornal Financial Times destaca atuação do Bolsa Família no Recife
- Moradores da Vila Santa Luzia recebem I Caravana da Alimentação
- Iasc recebe doação de alimentos de escola
- Prefeitura promove alfabetização de moradores de rua
- Delegados Temáticos da Assistência Social participam de capacitação
- Assistência Social reúne novos delegados
- CAPS AD sedia Semana de Serviços e Debates sobre o uso de drogas
- Palestra aborda a questão da deficiência na Terceira Idade
- Bolsa Família divulga ações nos fóruns temáticos do OP
- Encontro reuniu profissionais da Assistência Social da PCR em Alagoas
- Criança do projeto Bola pra Frente é selecionada pelo Náutico
- Secretária prestigia Conferência Estadual de Assistência Social
- Delegados do Conselho Municipal de Assistência Social participam de oficina


Enviar    Imprimir