Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

“TURISMO NA COMUNIDADE” CONCORRE AO PRÊMIO ODM BRASIL
00:00 Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009

Nesta 3ª edição, o projeto da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife está entre os 45 finalistas, após concorrer com 1,5 mil de todo o Brasil

Aproximar cada vez mais o recifense da atividade turística, valorizar locais frequentados até então pela população e promover a descoberta de atrativos turísticos da Cidade. Esses são os objetivos do “Turismo na Comunidade” - projeto da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife – que está entre os 45 finalistas da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil, que integra as ações dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A premiação foi criada pelo Governo Federal com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Nessa quarta-feira (25), o projeto foi apresentado para o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Albino Rodriguez, que está visitando in loco os finalistas do prêmio. O “Turismo na Comunidade” concorreu com 1,5 mil projetos de todo o País. Nesta 3ª edição, dos 45 finalistas, dez são do Nordeste e quatro de Pernambuco, entre eles o “Turismo na Comunidade”. O anúncio dos vencedores será realizado até fevereiro e a premiação acontece em Brasília.

“As visitas são importantes para que possamos conhecer de perto o resultado dos projetos inscritos”, comentou o técnico, que visitou estabelecimentos beneficiados pelo “Turismo na Comunidade”, como o Clube Bela Vista, o Espaço Cultural da Moeda, o Bar da Geralda e o Sítio do Pai Adão.

“Ficamos lisonjeados com a escolha do ‘Turismo na Comunidade’ entre os finalistas. Além de o projeto ter um perfil de inclusão social, conseguiu, junto com o povo, criar e produzir novos espaços culturais e ampliar o leque de oferta turística em vários bairros do Recife. O projeto ainda complementa nossa filosofia de ‘recifense praticante', destacou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

O “Turismo na Comunidade”, lançado em agosto de 2007, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, requalificou e reestruturou os equipamentos turístico-culturais do Recife. Além disso, também foi promovida a capacitação e o treinamento dos profissionais atuantes nos equipamentos. Todos os projetos foram intensamente discutidos com a população e a análise dos espaços partiu de solicitações da própria comunidade, com a supervisão da fundação.

Fuçador na Comunidade - Dois projetos de grande aceitação e visibilidade da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife (“O Fuçador” e “Turismo na Comunidade”) se unem para formar “O Fuçador na Comunidade”, uma das ações de destaque do Recife Mais – Plano de Aceleração da Competitividade Turística 2009-2012/13. O projeto foi escolhido e aprovado por mais de 1,5 mil pessoas que participaram da primeira plenária individual de Turismo do Orçamento Participativo (OP) do Recife, realizada em agosto deste ano.

“O Fuçador na Comunidade” tem por objetivo identificar as potencialidades turísticas das comunidades recifenses. As propostas classificadas receberão apoio técnico e financeiro municipal e da iniciativa privada para implantação. “A nova proposta ainda reúne os universitários e os convocam a pensar o Recife como uma cidade turística para sua população e seus visitantes”, completou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira.

Prêmio ODM - O Prêmio ODM Brasil tem objetivo de incentivar ações, programas e projetos que contribuam com o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“A ideia do prêmio é divulgar e estimular outros municípios e ONG’s as iniciativas no cumprimento dos objetivos, sempre buscando a originalidade dos projetos”, completou o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Albino Rodriguez.

 

Matérias Relacionadas
- PCR capacita mais de 400 pessoas em curso de inglês instrumental
- Recife se prepara para a Copa 2014 com o Olá, Turista!
- Permissionários dos mercados públicos do Recife foram qualificados
- Permissionários dos mercados do Recife são capacitados
- Debate discute influência da cultura e do turismo nas comunidades
- Debate vai discutir a cena musical do Recife
- Recife é promovido na Argentina e Uruguai
- Artesãos recifenses expõem peças de material reciclado
- Recife recebe mais cruzeiros na temporada 2009/2010
- Recife é atração do próximo feriadão
- Aeroporto do Recife faz a viagem valer a pena
- Recife divulga roteiros e ações para agentes e operadores de viagem na ABAV 2009
- Vencedores do Roda de Boteco 2009 são premiados em festa
- Serviço
- Verão começa mais cedo no Recife
- Recife tem incremento de 21,26% em desembarque de vôos em setembro
- Última semana do Festival Roda de Boteco 2009
- Prefeitura do Recife homenageia idosos com passeios de catamarã
- Empresários participam de reunião do Recife Mais
- Secretário de Turismo do Recife faz palestra para operadores da Trend


Enviar    Imprimir