Atalhos de navegação:

    Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Posse festiva do OP agita Clube Internacional Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

POSSE FESTIVA DO OP AGITA CLUBE INTERNACIONAL
00:00 Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

Paulo Lopes
Secretário de Planejamento esteve presente
Secretário de Planejamento esteve presente
Paulo Lopes
Festa foi no Clube Internacional do Recife
Festa foi no Clube Internacional do Recife

Para fechar com chave de ouro o ciclo 2009 do Orçamento Participativo (OP), foi realizada uma grande festa no Clube Internacional do Recife, na Madalena, na noite desta quinta-feira (26). O evento, animado pelos shows de Jesiel Banda Show, Swing do Pará e Adilson Ramos, comemorou a posse dos 2.481 delegados e delegadas, eleitos no OP este ano.

A posse festiva já se tornou uma tradição da gestão municipal e marca o final do ciclo anualmente. Dela participam, além dos delegados e delegadas, toda equipe que atua no OP Recife, como coordenadores, diretores, equipe de mobilização, além dos secretários municipais. Para o secretário de Planejamento, Amir Schvartz, que representou o prefeito João da Costa, a festa é uma homenagem prestada pela Prefeitura ao empenho da população no projeto do OP. “É uma comemoração pelo processo de participação que é o Orçamento Participativo. Nada mais justo os delegados e delegadas, que se dispuseram de forma voluntária a ajudar a gestão, receber essa recompensa da Prefeitura”, afirmou.

Em 2009 o Orçamento Participativo recebeu do prefeito João da Costa um acréscimo de 44 milhões, que demonstra o interesse da gestão em priorizar o modelo de participação. Segundo o coordenador do OP, Augusto Miranda, a posse festiva é a confraternização pela conclusão de mais uma etapa. “Esse é um momento de alegria e felicidade para o Recife, onde nós celebramos o grande ciclo do OP 2009. Uma oportunidade dos delegados e gestores celebrarem o grande salto para a democracia participativa”,comentou.

Este ano, foram eleitos 2.035 delegados e delegadas regionais e 446 temáticos. Desses, 1.135 são mulheres e 1.346 são homens. Muitos delegados ingressaram no OP pela primeira vez, como foi o caso de Fernando Araújo, eleito pela microrregião 2.1, bairro de Campo Grande, que contou como está a realidade de sua comunidade. “Em Campo Grande a Prefeitura está trabalhando bastante, calçando muitas ruas e a população fiscalizando de perto”, disse. Outros já possuem grande experiência, como é o caso de Maurílio Barros, da microrregião 2.3 (Beberibe), que já vai para sua 5ª gestão como delegado. “Para ser um bom representante da comunidade, é preciso ter opinião e não apenas aceitar tudo passivamente. Acho legal essa festa pra os novos delegados conhecerem quem já trabalha no OP há algum tempo”, comentou.

OP Recife - De 2001 a 2009, possibilitou a realização de mais de 4.826 obras, com um investimento de R$ 358 milhões, contando com a participação de 554.288 mil pessoas.

Matérias Relacionadas
- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Termina hoje a votação pela internet do OP 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras


Enviar    Imprimir