Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Posse festiva do OP agita Clube Internacional Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

POSSE FESTIVA DO OP AGITA CLUBE INTERNACIONAL
00:00 Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

Paulo Lopes
Secretário de Planejamento esteve presente
Paulo Lopes
Festa foi no Clube Internacional do Recife

Para fechar com chave de ouro o ciclo 2009 do Orçamento Participativo (OP), foi realizada uma grande festa no Clube Internacional do Recife, na Madalena, na noite desta quinta-feira (26). O evento, animado pelos shows de Jesiel Banda Show, Swing do Pará e Adilson Ramos, comemorou a posse dos 2.481 delegados e delegadas, eleitos no OP este ano.

A posse festiva já se tornou uma tradição da gestão municipal e marca o final do ciclo anualmente. Dela participam, além dos delegados e delegadas, toda equipe que atua no OP Recife, como coordenadores, diretores, equipe de mobilização, além dos secretários municipais. Para o secretário de Planejamento, Amir Schvartz, que representou o prefeito João da Costa, a festa é uma homenagem prestada pela Prefeitura ao empenho da população no projeto do OP. “É uma comemoração pelo processo de participação que é o Orçamento Participativo. Nada mais justo os delegados e delegadas, que se dispuseram de forma voluntária a ajudar a gestão, receber essa recompensa da Prefeitura”, afirmou.

Em 2009 o Orçamento Participativo recebeu do prefeito João da Costa um acréscimo de 44 milhões, que demonstra o interesse da gestão em priorizar o modelo de participação. Segundo o coordenador do OP, Augusto Miranda, a posse festiva é a confraternização pela conclusão de mais uma etapa. “Esse é um momento de alegria e felicidade para o Recife, onde nós celebramos o grande ciclo do OP 2009. Uma oportunidade dos delegados e gestores celebrarem o grande salto para a democracia participativa”,comentou.

Este ano, foram eleitos 2.035 delegados e delegadas regionais e 446 temáticos. Desses, 1.135 são mulheres e 1.346 são homens. Muitos delegados ingressaram no OP pela primeira vez, como foi o caso de Fernando Araújo, eleito pela microrregião 2.1, bairro de Campo Grande, que contou como está a realidade de sua comunidade. “Em Campo Grande a Prefeitura está trabalhando bastante, calçando muitas ruas e a população fiscalizando de perto”, disse. Outros já possuem grande experiência, como é o caso de Maurílio Barros, da microrregião 2.3 (Beberibe), que já vai para sua 5ª gestão como delegado. “Para ser um bom representante da comunidade, é preciso ter opinião e não apenas aceitar tudo passivamente. Acho legal essa festa pra os novos delegados conhecerem quem já trabalha no OP há algum tempo”, comentou.

OP Recife - De 2001 a 2009, possibilitou a realização de mais de 4.826 obras, com um investimento de R$ 358 milhões, contando com a participação de 554.288 mil pessoas.

- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês