Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Nova unidade do SPETR começa a funcionar em Afogados Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

NOVA UNIDADE DO SPETR COMEÇA A FUNCIONAR EM AFOGADOS
00:00 Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Inaldo Menezes
Nova unidade funciona no Centro Comunitário Todo Dia em Afogados

Foi inaugurado, na tarde desta segunda-feira (30), o Centro Comunitário Todo Dia, no bairro de Afogados, onde irá funcionar a mais nova unidade do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura do Recife. A cerimônia aconteceu num supermercado do bairro, e contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti; do secretário de Administração do Governo do Estado, Paulo Câmara; e de representantes do empresariado local e de órgãos públicos.

O Centro Comunitário Todo Dia surgiu a partir de uma iniciativa do Instituto Walmart, que congregou diversos parceiros, entre eles, a Prefeitura do Recife. No local, a população de Afogados e de bairros vizinhos terá acessos a serviços como emissão de documentos, banco popular, lan house, cursos, além do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. “Nesta unidade do Sistema Público, oferecida à população de Afogados, nós queremos viabilizar mais oportunidades de cidadania. Aqui, as pessoas poderão se inscrever não só para conseguir um emprego, mas também para ter a sua disposição uma série de serviços que visam à capacitação profissional, para que elas possam ocupar, dentro do desenvolvimento das cadeias produtivas, seu espaço no mercado de trabalho”, disse o secretário José Bertotti.

A unidade do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda de Afogados vem somar-se às outras duas que já funcionam na Cidade – no Bairro do Recife e em Casa Amarela (inaugurada também neste ano). Entre os serviços oferecidos estão a qualificação social e profissional, a intermediação de mão-de-obra, orientação profissional, concessão de seguro-desemprego, microcrédito orientado, entre outros. Para o secretário de Administração do Governo do Estado, Paulo Câmara, a iniciativa reflete a preocupação das gestões estadual e municipal em atender à demanda da população. ”Nós temos a concepção de que a população precisa ter, em âmbito local, um só lugar onde ela possa resolver todas as suas questões e esperamos poder atender a essa necessidade da melhor forma, com o apoio de todos os parceiros envolvidos”, falou.

Segundo o diretor de Promoção do Trabalho e Renda do Recife, Sérgio Campello, o objetivo da nova unidade é descentralizar a oferta de serviços na Cidade, melhorando a capacidade de atendimento. “Com a descentralização do nosso sistema, nós chegamos mais perto da população, facilitando o seu acesso aos diversos serviços prestados”, disse Sérgio, ressaltando que a nova unidade (juntamente com a unidade de Casa Amarela) representará um aumento de 25% no atendimento prestado pelo Sistema. Além disso, ele informou que, pelo fato de o Centro Comunitário estar ligado ao supermercado, o horário de funcionamento da nova unidade ainda será definido.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-presidente do Instituto Wall Mart, Carlos Fernandes; e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Josias Albuquerque.

- Inauguração do Sistema Público de Afogados
- Prefeitura divulga vagas de emprego para esta terça (24)
- Sistema Público de Trabalho oferece 146 vagas nesta quinta
- PCR divulga vagas de emprego para esta terça (17)