Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

CICLO DE PALESTRAS DE ENVELHECIMENTO ATIVO ENCERRA ATIVIDADES DE 2009
18:52 Terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

Foi encerrado na tarde desta terça-feira (01º) o II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo. O último encontro do ano de 2009, promovido pela Prefeitura do Recife, foi realizado no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), reunindo grupos de idosos de todas as RPAs da Cidade e representantes de organizações que trabalham com o segmento. Com o tema “Esporte, Cultura, Lazer e Envelhecimento Ativo”, o fórum foi aberto com uma Cantata Natalina realizada pelo Coral Novo Milênio.

O debate desta tarde foi comandado pelo diretor presidente do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), Eduardo Granja, que falou sobre os programas municipais desenvolvidos para integrar as pessoas idosas nas atividades de esportes e lazer. “A política de atenção à pessoa idosa é tratada como prioridade pelo governo do prefeito João da Costa, assim como a construção de uma política de Esportes e Lazer democrática”, afirmou Eduardo Granja. Segundo o diretor presidente do Geraldão, hoje o Recife possui 48 turmas de núcleos da Pessoa Idosa dentro das atividades dos Círculos de Esportes e Lazer da Cidade, com 3.500 pessoas inscritas. “Os idosos utilizam atividades de ginástica, dança, teatro, lazer, participando de atividades que promovem a cultura e o resgate da auto-estima”, explicou.

Para a gerente da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Alexandrina Medeiros, o balanço geral do II Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo foi bastante positivo. “Durante todos os encontros realizados em 2009 contamos com a participação de diversos protagonistas do segmento da Pessoa Idosa, com a discussão acadêmica sobre o processo de envelhecimento ativo de forma intergeracional, foi muito bom”, avaliou a gerente municipal. Na ocasião, todos os participantes que tiveram 70% de freqüência nos nove encontros realizados durante o ano receberam certificado de participação.

A conselheira municipal de Direito da Pessoa Idosa, Selma Castro, recebeu o certificado representando todos os idosos presentes. “Como idosa, posso afirmar que é somente com a participação de todos que conseguiremos ganhar nossa luta em defesa de nossos direitos. O diálogo e a capacitação são fundamentais para isso”, opinou Selma. O diretor de Direitos Humanos do Recife, Cirilo Mota, representou a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, fazendo a conclusão oficial do evento. O Fórum foi encerrado com a apresentação dos grupos de idosos do Cabanga e Dona Lindu, que emocionaram os participantes com uma encenação de presépio vivo e cantigas natalinas como Noite Feliz e Sino de Belém.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza seminário para comemorar o Dia Internacional do Voluntário
- Amparo Araújo participa do comitê de julgamento do Prêmio de Direitos Humanos
- Festa do Morro
- PCR realiza o último encontro do II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
- Vigilantes da Caixa participam de sensibilização em Direitos Humanos
- Secretaria de Direitos Humanos sensibiliza vigilantes da CEF
- Diretoria de Igualdade Racial promove debate sobre Lei dos Alvarás
- Secretaria de Direitos Humanos promove debate sobre a Lei dos Alvarás
- CAP de Casa Amarela recebe a sexta palestra do Fórum de Direitos Humanos
- Prefeitura comemora o Dia Nacional da Consciência Negra
- Monitores dos Círculos Populares debatem Racismo Institucional
- Prefeitura promove 5ª Caminhada da Consciência Negra
- Palestra do Fórum de Direitos Humanos acontece no Ibura
- SDH participa de oficina internacional em João Pessoa
- Usuários participam de debates e feira de serviços no Caps de Afogados
- Reunião debate ações de Direitos Humanos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute segurança pública
- PCR apoia Terceira Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum de Envelhecimento Ativo
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum do Envelhecimento Ativo


Enviar    Imprimir